Prefeitura de Timóteo inicia recuperação da Avenida Pinheiros
Ao todo serão utilizadas entre 12 e 15 toneladas de asfalto quente em um trabalho que deve durar entre cinco dias a uma semana
Por Plox
28/12/2022 08h31 - Atualizado há quase 2 anos
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, iniciou nesta terça-feira (27) a recuperação de vias públicas por meio de uma operação tapa-buracos.
Os trabalhos estão concentrados na Avenida Pinheiros, no Distrito Industrial do Bairro Limoeiro, e se estenderão até o bairro Alphaville. Ao todo serão utilizadas entre 12 e 15 toneladas de asfalto quente em um trabalho que deve durar entre cinco dias a uma semana, desde que não chova.
Equipes da Secretaria de Obras deram início ao serviço que em alguns trechos da via precisou de um sugador para retirar a água que ficou empossada. Esse trecho da Avenida Pinheiros foi priorizado pela importância dessa via e devido ao grande fluxo de veículos utilitários e pesados.
Após a secagem do buraco, é feita a limpeza, e jogada emulsão asfáltica e logo depois o asfalto, passando em seguida um compactador. Para garantir a segurança do loca, foram deslocados dois agentes municipais de trânsito que estão orientando a passagem dos veículos. Logo em seguida a Secretaria de Obras ampliará a operação tapa-buracos para outros bairros da cidade.
Entenda
De acordo com a Secretaria de Obras já existe um projeto técnico para uma intervenção profunda na Avenida Pinheiros que a cada chuva sofre com alagamentos e com os buracos. O problema não é simples, pois requer a ampliação e implantação de rede coletora de drenagem pluvial e o seu escoamento adequado. Ocorre que em função da ocupação, remoção de vegetação, aterramento e do crescimento daquela regional, a rede de drenagem existente não comporta mais a quantidade e o fluxo de água daquela bacia hidrográfica.
É necessário refazer toda a rede pluvial com a instalação de novos pontos de coleta e uma nova pavimentação em toda a extensão da via. Inicialmente o projeto estava orçado em mais de R$ 5,5 milhões. Esses recursos estão sendo captados por meio de emendas parlamentares junto aos deputados da região.