Comerciantes calculam os danos causados pelo temporal em Ipatinga

Alguns comerciantes falaram sobre os prejuízos causados pela chuva e cobram ações preventivas

Por Plox

28/12/2023 18h50 - Atualizado há 5 meses

A manhã de quinta-feira (28) foi para moradores, comerciantes e poder público momento de contabilizar os danos causados pelo temporal que atingiu a cidade na tarde e na noite de quarta-feira. A equipe do Plox esteve nesta quinta-feira (28) pela manhã em pontos que sofreram com alagamento e colheu alguns depoimentos de comerciantes que foram prejudicados. Vídeos registrados pelos moradores e enviados ao Plox mostram o impacto devastador dos 52mm chuva em apenas uma hora, segundos os  pluviômetros monitorados pela Defesa Civil do município, um volume inédito na história da cidade. Os principais locais afetados foram Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Caravelas e Centro. Veja!

 

Uma via crucial para o centro da cidade foi parcialmente obstruída, levando a prefeitura a criar um desvio emergencial. 

Na Avenida Livramento, no bairro Veneza 2, que ontem estava inundada, as equipes contratadas pela prefeitura trabalham na desobstrução e limpeza. Uma moradora local compartilhou sua preocupação com os danos causados pelo alagamento em seu comércio.

 

Foto: reprodução

 

Foto: reprodução

 

Foto: reprodução

 

Este temporal, que atingiu a região do Vale do Aço desde o início da semana, provocou um aumento significativo de ocorrências de falta de energia. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reportou que os incidentes triplicaram em comparação com dias normais, afetando mais severamente as cidades de de Belo Oriente, Açucena, Ipaba, Santana do Paraíso (bairro Cidade Nova), Ipatinga ( bairros Horto e Iguaçu) e Coronel Fabriciano (bairros Giovanini, Caladão, Melo Viana e Belvedere).

A tempestade resultou em cerca de 300 incidentes de falta de energia, com registros de fios partidos e danos a estruturas e equipamentos. Para enfrentar a crise, a Cemig mobilizou aproximadamente 150 profissionais, incluindo eletricistas, técnicos e engenheiros de diversas regiões do estado, com o objetivo de restabelecer o serviço o mais rápido possível.

Foto: reprodução

 

Nota, a Prefeitura de Ipatinga

“O Município de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, informa que vem realizando desde o começo do ano um grande mutirão de limpeza de galerias, canais e bueiros com o objetivo de prevenir inundações.

No entanto, cabe ressaltar que Ipatinga foi atingida em um curto período de tempo por dois temporais atípicos. Num primeiro momento, uma tempestade com forte ventania derrubou mais de uma centena de árvores, comprometendo o tráfego e inclusive o fornecimento de energia elétrica. No dia seguinte, o município registrou uma chuva torrencial de 83mm também em curto espaço de tempo, como há anos não se via na cidade. A inundação foi inevitável devido ao carregamento pela enxurrada das folhas e galhos derrubados pelo temporal anterior, além de lixos e entulhos.

A Prefeitura agiu de forma rápida e desobstruiu a maioria dos bueiros e galerias entupidos. Em uma outra ação, equipes de serviço com máquinas e tratores agem em diversos pontos da cidade fazendo a limpeza das vias. Nossa força-tarefa está empenhada em promover a limpeza da cidade no menor espaço de tempo, apesar da grande demanda.

A respeito da rede pluvial do bairro Iguaçu, esclarecemos que a mesma foi adequada e condiz com a estrutura das vias no local. No entanto, há muito o que se fazer ainda, visto que toda a cidade possui uma rede com mais de 50 anos e que não passou por reformas.

Lembramos que os moradores podem ajudar a prefeitura colocando o lixo no dia certo do caminhão passar e não despejando lixo e entulhos em vias públicas.”

Sobre a reclamação do morador do bairro Canaãzinho mostrada na Live, a prefeitura enviou a nota:

A Prefeitura informa que obra de infraestrutura da rua Amos foi concluída,  mas, a obra de drenagem ainda continua. Estamos preparando o talude ( fazendo a compactação da terra) para concretagem e execução da drenagem. Infelizmente com o tempo chuvoso, o trabalho é prejudicado. Estamos empenhados em resolver o problema do morador o mais breve possível.

Destaques