Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Inmet emite alerta de tempestades com granizo e ventos de até 60 km/h em Minas Gerais
Aviso amarelo de perigo potencial prevê chuvas de até 50 mm, risco de alagamentos, queda de galhos e cortes de energia em diversas cidades mineiras neste domingo (28/12)
28/12/2025 às 13:42por Redação Plox
28/12/2025 às 13:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestades em diversas cidades de Minas Gerais a partir de 0h deste domingo (28/12). O aviso prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, com possibilidade de chegar a 50 mm ao longo do dia, ventos fortes entre 40 e 60 km/h e chance de queda de granizo.
Imagem ilustrativa
Foto: Pixabay
Apesar de classificado como de baixo risco, o alerta indica possibilidade de cortes pontuais de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas vulneráveis.
Orientações de segurança durante as tempestades
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores, por causa do risco de queda e de descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é orientado não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada enquanto durar a tempestade, reduzindo o risco de danos aos equipamentos e de choques.
Para mais informações e orientações emergenciais, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cidades mineiras sob alerta de tempestade
O aviso do Inmet abrange as seguintes cidades de Minas Gerais:
Água Comprida; Araguari; Araporã; Cachoeira Dourada; Campina Verde; Campo Florido; Canápolis; Capinópolis; Carneirinho; Centralina; Comendador Gomes; Conceição das Alagoas; Fronteira; Frutal; Gurinhatã; Ipiaçu; Itapagipe; Ituiutaba; Iturama; Limeira do Oeste; Monte Alegre de Minas; Pirajuba; Planura; Prata; Santa Vitória; São Francisco de Sales; Tupaciguara; Uberaba; Uberlândia; União de Minas; e Veríssimo.