Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Inmet mantém alerta vermelho de onda de calor para mais de 1,2 mil cidades no Brasil
Temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em 1.284 municípios, com risco à saúde em oito estados e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes
28/12/2025 às 10:23por Redação Plox
28/12/2025 às 10:23
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O alerta vermelho de onda de calor divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na última sexta-feira (26) segue em vigor pelo menos até esta segunda-feira (29), atingindo mais de 1,2 mil cidades brasileiras.
Onda de calor
Foto: Pixabay
Ao todo, são 1.284 municípios sob aviso, sendo 294 em Minas Gerais. Nessas áreas, a previsão é de temperaturas até 5ºC acima da média por um período superior a cinco dias, com risco à saúde.
Estados sob alerta máximo
Além de Minas Gerais, o alerta vermelho do Inmet inclui cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. O aviso reforça que a onda de calor pode atingir grandes áreas de forma persistente.
A onda de calor é caracterizada justamente por esse comportamento: temperaturas acima da média histórica por mais de dois dias consecutivos, em geral afetando extensas regiões e aumentando o risco para a saúde humana, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.
Regiões mais afetadas
Entre as áreas sob impacto direto da onda de calor estão:
Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Sul Goiano, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Sul Espírito-santense, Zona da Mata, Central Espírito-santense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, Araraquara, Sul Fluminense, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Vale do Itajaí, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense e Oeste de Minas.
O cenário exige atenção redobrada da população para hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia e cuidado especial com grupos mais vulneráveis.