Cruzeiro é punido pelo STJD por incidentes no jogo contra o Palmeiras
Por Plox
29/01/2020 18h00 - Atualizado há cerca de 5 anos
O Cruzeiro Esporte Clube foi punido com a perda de três mandos de campo e foi multado em R$ 50 mil, em razão da confusão após o jogo diante do Palmeiras, na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, jogo este que marcou a queda da Raposa para a Série B do torneio nacional.
O julgado foi realizado na tarde desta quarta-feira (29). na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além dessa condenação, o Cruzeiro ainda tentará se livrar de outras duas possíveis punições nos julgamentos a serem realizados pelo órgão.
Foto: Divulgação/STJD
Na ocasião o Cruzeiro foi responsabilizado pela confusão que aconteceu após a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no dia 8 de dezembro, no Mineirão, e foi julgado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Enquanto torcedores da Raposa comemoravam e diziam que a punição por parte do órgão foi justa, torcedores rivais lamentaram e reclamaram da decisão nas redes sociais.
De acordo com o STJD o Cruzeiro foi punido pela maioria dos relatores por infringir o artigo 213 do CBJD, que prevê punições por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”.
Ainda segundo o órgão, a decisão cabe recurso e deverá ser levada ao Pleno do STJD, que é a última instância nacional da justiça desportiva.
Outros julgamentos
O Cruzeiro ainda será julgado outras duas vezes nesta semana, na quinta e sexta-feira.
Nesta quinta-feira (30), o Cruzeiro tentará reverter a decisão tomada em primeira instância que culminou na perda de um mando de campo para o Atlético e para o Cruzeiro, em razão das confusões nas arquibancadas do Mineirão durante o último clássico entre as equipes, que acabou com um empate sem gols.
Já na sexta-feira (31), o Clube será julgado por outros três artigos do CBJD devido à confusão após o meio-campista Thiago Neves perder um pênalti contra o CSA, também no Mineirão. Na ocasião revoltados com o resultado e com o próprio jogador, torcedores arrancaram cadeiras e arremessaram sinalizadores no gramado, conforme relatado em súmula pela arbitragem.
Devido a reincidência, principalmente dos três fatos ocorreram em jogos próximos, o clube celeste poderá ter a situação complicada no tribunal.