Soro anti-Covid a partir do plasma de cavalos deve ser testado em humanos

O desenvolvimento desse soro anti-Covid a partir do plasma de cavalos representa uma potencial adição ao arsenal terapêutico contra a Covid-19

Por Plox

29/01/2021 00h03 - Atualizado há cerca de 2 meses

A pesquisa liderada pelo Instituto Vital Brazil em parceria com a UFRJ e a Fiocruz sobre a produção de um soro anti-Covid a partir de anticorpos de cavalos representa uma abordagem interessante e promissora no combate à doença. Aqui estão os principais pontos sobre o desenvolvimento e os testes planejados:

Foto: divulgação

1. **Desenvolvimento do soro**: O soro é produzido a partir de anticorpos de cavalos vacinados, que foram desenvolvidos com base na Proteína S, uma proteína semelhante à presente na superfície externa do coronavírus. Esses anticorpos têm a capacidade de reconhecer e neutralizar o vírus.

2. **Etapas do ensaio clínico**: O ensaio clínico prevê duas etapas de testes. Na primeira etapa, o soro será injetado em sete pessoas para avaliação preliminar da segurança. Se não forem observados efeitos colaterais significativos, a segunda etapa envolverá mais 36 pacientes para avaliar a eficácia do soro.

3. **Coordenação da pesquisa**: A pesquisa é coordenada pela professora Leda Castilho, da Coppe/UFRJ, e envolve uma colaboração entre diferentes instituições brasileiras de renome, incluindo o Instituto Vital Brazil, a UFRJ e a Fiocruz.

4. **Aprovações regulatórias**: A pesquisa já recebeu aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), e está na segunda rodada de perguntas da Anvisa sobre o pedido de ensaio clínico. A aprovação tanto da Conep quanto da Anvisa são necessárias para iniciar os testes em humanos.

5. **Potencial terapêutico**: O uso de anticorpos de cavalos como uma terapia para Covid-19 representa uma esperança de tratamento específico para a doença, especialmente em um cenário onde terapias específicas ainda são limitadas.

6. **Experiências anteriores**: Outro produto derivado de anticorpos de cavalos vacinados já foi aprovado na Argentina em dezembro de 2020 para o tratamento de pacientes com Covid-19, o que sugere que essa abordagem pode ter viabilidade terapêutica.

No geral, o desenvolvimento desse soro anti-Covid a partir do plasma de cavalos representa uma potencial adição ao arsenal terapêutico contra a Covid-19 e está progredindo para testes clínicos em humanos, o que é um passo crucial no processo de avaliação da sua eficácia e segurança.

 

Destaques