Acidente com caminhão libera carga tóxica em rio de Joinville e provoca estado de emergência
Tombamento de veículo com ácido sulfônico afeta abastecimento de água em 34 bairros e gera preocupações ambientais.
Por Plox
29/01/2024 12h19 - Atualizado há mais de 1 ano
Na manhã desta segunda-feira (29/1), um acidente grave ocorreu na SC-418, no km 15, na Serra Dona Francisca, em Joinville, Santa Catarina. Um caminhão carregando ácido sulfônico tombou, bloqueando a estrada e liberando o produto químico tóxico no ambiente. O incidente resultou no derramamento do ácido no rio local, com vídeos registrando espuma branca na correnteza.

Medidas de Emergência Adotadas Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Joinville declarou Situação de Emergência na cidade. Como precaução, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão fechou totalmente a captação de água às 10h. Este fechamento afeta o abastecimento de pelo menos 34 bairros da cidade.
Estratégias de Contenção e Segurança O tráfego na área foi completamente interditado para segurança dos motoristas. Equipes da Polícia Militar Ambiental, bombeiros e Polícia Militar Rodoviária foram acionadas para atender ao incidente. Técnicos da Companhia Águas de Joinville estão realizando análises para garantir que a água não foi contaminada pelo ácido sulfônico. Por volta das 10h30, os níveis dos reservatórios estavam em cerca de 50%, o que seria suficiente para aproximadamente quatro horas de consumo.
Atuação das Autoridades Locais Autoridades municipais, incluindo o prefeito Adriano Silva, sobrevoaram a área do acidente para avaliar a extensão do dano. A prefeitura está solicitando que os moradores economizem água devido à potencial escassez. Um Gabinete de Crise foi estabelecido para gerenciar a resposta ao incidente.
Impacto Ambiental e Saúde Pública O ácido sulfônico, um produto químico usado na fabricação de detergentes e limpadores, é tóxico. Sua liberação no meio ambiente está causando mau cheiro na região afetada e gerando preocupações ambientais e de saúde pública. Bombeiros e policiais estão usando máscaras de segurança e realizando a evacuação das pessoas que vivem nas proximidades do local do acidente.