Temporal causa alagamentos em pelo menos oito bairros em Ipatinga

Segundo a Defesa Civil municipal, choveu 40 milímetros durante 20 minutos

Por Plox

29/01/2024 15h44 - Atualizado há mais de 1 ano

Um temporal de cerca de 20 minutos deixou ruas e avenidas alagadas em pelo menos oito bairros de Ipatinga, no início da tarde desta segunda-feira (29). Segundo a Defesa Civil municipal, choveu 40 milímetros durante 20 minutos. O suficiente para causar pontos de alagamento nos bairros Cidade Nobre, Canaã, Bethânia, Veneza, Iguaçu, Bom Retiro, Bom Jardim e Canaãnzinho. Coronel Fabriciano, também no Vale do Aço, também foi atingida com a chuva intensa e a Avenida Magalhães Pinto, em frente à rodoviária velha, mais uma vez ficou alagada. Veja os detalhes.


De acordo com a prefeitura de Ipatinga, apesar do grande volume de chuva em pouco espaço de tempo, não houve registros de vítimas ou desalojados.

Foto: Reprodução


Imagens compartilhadas nas redes sociais ilustram a gravidade da situação, com avenidas como a Galiléia, no bairro Canaãzinho, submersas em água barrenta. Veículos foram vistos ilhados nas vias inundadas, e áreas próximas a estabelecimentos comerciais, como um supermercado na avenida Orquídea, também sofreram com as enchentes. A rua Aleijadinho, no bairro Cidade Nobre, enfrentou situação semelhante. A tempestade também causou queda de energia em algumas regiões do município.


Nas redes sociais, moradores expressaram frustração e preocupação com os recorrentes problemas de alagamento na cidade. Um homem criticou a prática de descarte inadequado de lixo, que contribui para o entupimento dos sistemas de drenagem, enquanto uma mulher ressaltou a frequência com que alagamentos ocorrem em Ipatinga durante os períodos de chuva.

Foto: Reprodução


Ainda segundo a prefeitura de Ipatinga, a Defesa Civil percorreu as áreas inundadas, onde constatou que a retenção da água da chuva se deu mais uma vez devido a lixos descartados de forma irregular, provocando entupimentos de bueiros. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) foi acionada para desobstruir os bueiros entupidos.
Novamente, a administração municipal de Ipatinga solicita aos moradores que façam o descarte da maneira correta nos dias de coleta; que não deixem entulhos em vias públicas ou terrenos baldios, e que denunciem pessoas que desrespeitam as regras.

 

Nota da prefeitura de Coronel Fabriciano

Foto: Rede Social

Em Fabriciano, a Defesa Civil informa que houve registros de alagamentos pontuais na cidade em virtude da “pancada de chuva” que caiu segunda-feira, 29/1. No entanto, em todos os pontos, o sistema de drenagem das vias conseguiu dar vazão às águas logo após a chuva estiar, inclusive em parte da Av. Magalhães Pinto. 
Todas as ocorrências recebidas pela Defesa Civil são monitoradas pelo órgão e, sempre que necessário, a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos é acionada e equipes vão ao local para tomada de providências (limpeza, desobstrução e outros).
A Defesa Civil informa que a chuva ocorrida está dentro do volume previsto para hoje que é de 4 mm a 60 mm, sem tempestades severas. E informa ainda que só é possível indicar o volume específico da precipitação ocorrida ao final do dia.
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 3406-7352; Polícia Militar, 190. 

 

Destaques