Preta Gil eternizada: Carolina Dieckmmann fala sobre diamante feito com cinzas da cantora
Joias foram produzidas a partir do carbono das cinzas da cantora no Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio, e uma delas foi usada por Carolina Dieckmann na pré-estreia de “(Des)controle”
29/01/2026 às 15:04por Redação Plox
29/01/2026 às 15:04
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
As cinzas de Preta Gil foram transformadas em 12 diamantes, um deles usado por Carolina Dieckmann na pré-estreia do filme “(Des)controle”, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao gshow, a atriz falou sobre a joia que leva no peito e o laço de afeto que mantém com a amiga, com quem viveu uma trajetória de irmandade até a morte da cantora, filha de Gilberto Gil, em julho do ano passado.
Preta Gil eternizada: Carolina Dieckmmann fala sobre joia feita com cinzas da cantora
Foto: Reprodução
Fico meio tímida de falar sobre isso, porque nem todo mundo entende. A Preta que trouxe essa história, falou que queria muito e, para mim, trazer no peito algo que ela queria muito, não tem preço. Ela está aqui. Espero que as pessoas entendam. Quem não concorda, que me perdoe, mas é irresistível: tenho que ficar com ela
Carolina Dieckmann, ao gshow
Joia foi desejo de Preta em vida
Os diamantes comemorativos foram preparados e entregues à família no Crematório e Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro, no início de dezembro. A transformação das cinzas em joias era um desejo manifestado por Preta em vida.
Preta Gil eternizada: Carolina Dieckmmann fala sobre joia feita com cinzas da cantora
Foto: Reprodução
Segundo o crematório, o processo consiste em sintetizar o carbono retirado das cinzas em um cristal, convertendo parte dos restos mortais da cantora em um diamante. A peça se torna, assim, um símbolo permanente de afeto preservado pela família.
Diamantes divididos entre família e amigos
Ao todo, foram produzidos 12 diamantes, distribuídos entre familiares e amigos próximos de Preta Gil. Outra fração das cinzas permanece no columbário do cemitério, ao lado de um busto realista da artista, que se tornou ponto fixo de visitação e homenagens.
Preta Gil eternizada: Carolina Dieckmmann fala sobre joia feita com cinzas da cantora