Fim das transferências DOC e TEC nesta quinta (29)

A mudança reflete a perda de popularidade dessas modalidades frente ao sucesso do PIX

Por Plox

29/02/2024 08h57 - Atualizado há cerca de 2 meses

 

A partir desta quinta-feira (29), os tradicionais métodos de transferência bancária DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) serão oficialmente descontinuados. Esta medida, aprovada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em maio de 2023, reflete a perda de popularidade dessas modalidades frente ao sucesso do PIX, sistema de pagamentos instantâneos introduzido em 2020. A decisão vem após observações do Banco Central, que apontou uma drástica redução no uso do DOC para menos de 1% do total de transferências bancárias no primeiro semestre de 2023.

Foto: Reprodução/ Pixabay

A introdução do PIX, com sua capacidade de realizar transações instantâneas e sem custos, capturou a preferência dos brasileiros, movimentando mais de 17 bilhões de transações no ano passado, de um total de 37 bilhões. A facilidade e agilidade oferecidas pelo PIX contrastam com as limitações dos métodos anteriores, onde o DOC exigia um dia útil para a compensação e o TEC permitia transferências no mesmo dia, mas com restrições de horário.

Com o encerramento dessas modalidades, encerra-se também o prazo para agendamento de DOC e TEC, iniciado em janeiro deste ano.


 

Destaques