Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Elon Musk e especialistas pedem pausa no desenvolvimento de inteligência artificial por medo de riscos à humanidade
Os signatários alertam para grandes riscos
29/03/2023 às 14:37por Redação Plox
29/03/2023 às 14:37
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Elon Musk, juntamente com centenas de especialistas, assinou um apelo público nesta quarta-feira (29) pedindo uma pausa de seis meses na pesquisa de Inteligências Artificiais (IAs) mais avançadas do que o GPT-4, modelo lançado pela OpenAI neste mês. Os signatários alertam para "grandes riscos para a humanidade" e defendem a necessidade de sistemas de segurança e autoridades reguladoras antes de prosseguir com o desenvolvimento.
Demanda por regulamentação e segurança
A carta, publicada no site futureoflife.org, defende a criação de novas autoridades reguladoras, vigilância de sistemas de IA, técnicas para distinguir entre conteúdo real e artificial, e instituições capazes de enfrentar as perturbações econômicas e políticas causadas pela IA. Entre os signatários estão figuras notáveis como Steve Wozniak, cofundador da Apple, membros do laboratório de IA do Google DeepMind, e acadêmicos e executivos da Microsoft, parceira da OpenAI.
Reconhecimento dos riscos pelo diretor da OpenAI
Sam Altman, diretor da OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, reconheceu recentemente que tem "um pouco de medo" do potencial uso de sua criação para "desinformação em larga escala ou para ciberataques". Ele afirmou que a empresa precisa de tempo para se adaptar às crescentes preocupações.
Corrida descontrolada na IA
Elon Musk - Foto: divulgação
A carta destaca a preocupação com a corrida desenfreada no desenvolvimento e implantação de IAs cada vez mais potentes, que ninguém, nem mesmo seus criadores, pode compreender, prever ou controlar de maneira confiável. Os signatários reforçam a necessidade de desenvolver sistemas de IA poderosos apenas quando houver confiança na geração de efeitos positivos e na gestão de riscos.
O apelo de Elon Musk e dos especialistas traz à tona questões importantes relacionadas à ética, segurança e regulamentação no campo da Inteligência Artificial, mostrando que a cautela e a responsabilidade devem ser prioridades no desenvolvimento dessa tecnologia.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.