Elon Musk e especialistas pedem pausa no desenvolvimento de inteligência artificial por medo de riscos à humanidade

Os signatários alertam para grandes riscos

Por Plox

29/03/2023 11h37 - Atualizado há mais de 1 ano

Elon Musk, juntamente com centenas de especialistas, assinou um apelo público nesta quarta-feira (29) pedindo uma pausa de seis meses na pesquisa de Inteligências Artificiais (IAs) mais avançadas do que o GPT-4, modelo lançado pela OpenAI neste mês. Os signatários alertam para "grandes riscos para a humanidade" e defendem a necessidade de sistemas de segurança e autoridades reguladoras antes de prosseguir com o desenvolvimento.

Demanda por regulamentação e segurança

A carta, publicada no site futureoflife.org, defende a criação de novas autoridades reguladoras, vigilância de sistemas de IA, técnicas para distinguir entre conteúdo real e artificial, e instituições capazes de enfrentar as perturbações econômicas e políticas causadas pela IA. Entre os signatários estão figuras notáveis como Steve Wozniak, cofundador da Apple, membros do laboratório de IA do Google DeepMind, e acadêmicos e executivos da Microsoft, parceira da OpenAI.

Reconhecimento dos riscos pelo diretor da OpenAI

Sam Altman, diretor da OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, reconheceu recentemente que tem "um pouco de medo" do potencial uso de sua criação para "desinformação em larga escala ou para ciberataques". Ele afirmou que a empresa precisa de tempo para se adaptar às crescentes preocupações.

Corrida descontrolada na IA

 

Elon Musk - Foto: divulgação


 

A carta destaca a preocupação com a corrida desenfreada no desenvolvimento e implantação de IAs cada vez mais potentes, que ninguém, nem mesmo seus criadores, pode compreender, prever ou controlar de maneira confiável. Os signatários reforçam a necessidade de desenvolver sistemas de IA poderosos apenas quando houver confiança na geração de efeitos positivos e na gestão de riscos.

O apelo de Elon Musk e dos especialistas traz à tona questões importantes relacionadas à ética, segurança e regulamentação no campo da Inteligência Artificial, mostrando que a cautela e a responsabilidade devem ser prioridades no desenvolvimento dessa tecnologia.

Destaques