Ex-presidente Jair Bolsonaro retorna ao Brasil e planeja desfile em carro aberto
Há expectativa de que apoiadores acompanhem o ex-presidente no trajeto
Por Plox
29/03/2023 12h52 - Atualizado há mais de 1 ano
O ex-presidente Jair Bolsonaro comunicou aliados sobre seu desejo de desfilar em carro aberto do Aeroporto Internacional de Brasília até sua residência no Lago Sul, nesta quinta-feira (30). A previsão é de que Bolsonaro chegue ao aeroporto por volta das 7h30.
Expectativa de apoio e esquema de segurança
Há expectativa de que apoiadores acompanhem o ex-presidente no trajeto. Entretanto, membros do Partido Liberal (PL) ainda aguardam definições sobre o esquema de segurança a ser montado pelo Governo do Distrito Federal. Bolsonaro será recebido por um grupo composto pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, pelo presidente do PL Valdemar Costa Neto, líderes do partido no Congresso e pelo secretário nacional de relações institucionais Walter Braga Netto.
Recepção e eventos
O PL disponibilizou um espaço em sua sede para que Bolsonaro cumprimente os parlamentares da legenda, mas não há confirmação se o ex-presidente irá ao local. Deputados bolsonaristas cogitaram organizar caravanas com apoiadores de diversas partes do país, mas recuaram por receio de represálias do Supremo Tribunal Federal após os atos de 8 de janeiro. No entanto, acreditam que motociatas ou carreatas menores poderão ser organizadas para acompanhar o ex-presidente.
Bolsonaro deve participar à noite de um evento promovido pela presidente do PL no Distrito Federal, deputada Bia Kicis, que tomará posse formalmente na função.
Reorganização política
Aliados de Bolsonaro temem que ele enfrente um "choque de realidade" em seu retorno, já que deixou o país em 30 de dezembro de 2022 e retornará em um Brasil governado por seu maior opositor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há uma estratégia para reorganizar a vida política do ex-presidente, prevendo viagens frequentes e contato constante com autoridades de direita e seu grupo no Congresso.
O Partido Liberal espera que Bolsonaro seja o principal adversário de Lula, protagonizando a direita e enfrentando a esquerda nas eleições presidenciais de 2026. Ainda que o nome de Michelle Bolsonaro tenha sido cogitado, aliados afirmam que o ex-presidente é o único nome previsto para a corrida eleitoral.