FMF reconhece erro em pênalti de Everson não marcado na semifinal do Mineiro
O árbitro do jogo, Felipe Fernandes Lima, foi afastado e passará por um processo de reciclagem
Por Plox
29/03/2023 16h24 - Atualizado há mais de 1 ano
A Federação Mineira de Futebol (FMF) admitiu o erro do árbitro Felipe Fernandes Lima na segunda partida da semifinal do Campeonato Mineiro entre Atlético-MG e Athletic, realizada no estádio Independência. A ouvidoria da FMF considerou que deveria ter sido marcado um pênalti aos 25 minutos do segundo tempo, quando o goleiro do Atlético-MG, Everson, atingiu o rosto do lateral-esquerdo Nathan, do Athletic, com a mão.
De acordo com um documento da FMF, o erro foi "puro e exclusivo" do árbitro Felipe Fernandes Lima, que foi afastado e passará por um processo de reciclagem. Os demais membros da comissão de arbitragem foram isentos de responsabilidade no erro.
O lance ocorreu quando o lateral direito Mariano, do Atlético-MG, recuou a bola para Everson. O goleiro foi pressionado por Nathan e acabou chutando a bola para longe. Durante o movimento, acertou o rosto do jogador do Athletic com a mão direita.
Naquele momento, o Atlético-MG vencia por 1 a 0. Se o pênalti tivesse sido confirmado e convertido pelo Athletic, a vaga na final seria do time do interior (caso o placar se mantivesse), uma vez que o jogo de ida terminou em 1 a 0 para o Athletic. O Galo tinha a vantagem de dois empates pelo mesmo resultado por ter feito a melhor campanha na primeira fase.
O árbitro, inicialmente, decidiu prosseguir com o jogo, mas foi alertado pelo árbitro de vídeo sobre a possível penalidade. Felipe chegou a revisar o lance no monitor de vídeo, mas manteve sua decisão de campo de não marcar o pênalti. A ouvidoria da FMF, no entanto, entendeu que o pênalti deveria ter sido marcado e que o goleiro do Atlético-MG deveria ter recebido um cartão amarelo por "temeridade".