Sem desfile e discurso: Jair Bolsonaro retorna ao Brasil após 3 meses no EUA
Um forte esquema de segurança está sendo montado para receber o ex-presidente
Por Plox
29/03/2023 16h11 - Atualizado há mais de 1 ano
Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil, chegará ao país nesta quinta-feira (30), três meses após partir para os Estados Unidos, ao final de seu mandato, evitando a transição de poder para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Especialistas políticos acreditam que a volta de Bolsonaro pode marcar um novo capítulo para a oposição e ser um teste significativo para o governo de Lula em um momento crítico.
Mesmo após a derrota nas últimas eleições presidenciais, Bolsonaro continua sendo considerado um protagonista no cenário político nacional. A partir de Brasília, ele pode ter condições mais favoráveis para organizar ações e narrativas contra a atual administração, apesar das notícias recentes desfavoráveis. Um grande ato de recepção está sendo organizado por apoiadores para sua chegada ao Aeroporto Internacional de Brasília, prevista para as 7h10.
Recepção e planos futuros no partido
Após a chegada ao aeroporto, Bolsonaro deve se dirigir à sede do partido, localizada a quatro quilômetros do Palácio do Planalto, onde uma sala estará disponível para parlamentares e apoiadores que desejarem cumprimentá-lo. O PL informou nesta quarta-feira (29), por meio de uma nota oficial, que não planeja nenhum evento público ou recepção para o ex-presidente. Entretanto, apoiadores estão sendo convocados pelas redes sociais para ir ao aeroporto e alguns planejam realizar uma motociata.
Valdemar Costa Neto, presidente do partido, já confirmou que Bolsonaro será aclamado presidente de honra da sigla, com um salário de R$ 41,6 mil a partir de abril, equivalente ao teto do serviço público, pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, foi empossada na semana passada como presidente do braço interno do PL voltado às mulheres.
Veja a nota do PL na íntegra
“O ex-presidente Jair Bolsonaro retorna a Brasília na manhã dessa quinta-feira, dia 30.
Do Aeroporto Internacional, segue para a sede do Partido Liberal, no Complexo Brasil 21, onde será recebido, entre outros, pela esposa, Michelle Bolsonaro, pelo Presidente Nacional do partido, Valdemar Costa Neto, pelo Secretário de Relações Institucionais do partido, general Braga Netto, e por outras autoridades.
Não está previsto qualquer evento ou fala do ex-presidente. Ele deverá receber cumprimentos de parlamentares do PL e de outras autoridades num espaço reservado dentro do Complexo Brasil 21, com acesso restrito. O encontro será fechado.
Na semana que vem, Jair Bolsonaro assume formalmente a função de Presidente de Honra do Partido Liberal e deverá despachar normalmente em seu escritório.”
Foco nas eleições municipais de 2024
O PL tem como objetivo as eleições municipais de 2024, com a intenção de repetir o sucesso do pleito do ano passado, quando elegeu as maiores bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Além disso, o partido teve uma diferença de apenas 2,13 milhões de votos na disputa presidencial, marcando o pleito mais acirrado da Nova República.
Esplanada dos Ministérios bloqueada
A partir das 23h59 de hoje, será proibido o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios. Segundo a Secretaria de Polícia, serão três vias fechadas. Também foi informado que não há previsão para que haja o desbloqueio.
Nota oficial
“A Secretaria de Polícia informa que a partir das 23h59 do dia 29/03/2023 a SSP/DF irá realizar o bloqueio do trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, nas vias S1 e N1, na altura da Catedral, até a Via L4 Norte, devendo permanecer o fechamento até determinação da SSP”.
Especula-se que essa ação seja justamente por conta do retorno do ex-presidente, temendo que haja aglomeração de apoiadores do Bolsonaro nas proximidades das sedes dos Três Poderes, visto que a sede do PL fica apenas a 4 km do Palácio do Planalto.
Segundo a CNN, além deste bloqueio, foi preparado outro esquema de segurança para recepcionar Bolsonaro. Todas as forças de segurança do DF foram convocadas para atuar nesta madrugada.
No interior do aeroporto, a Polícia Federal (PF) estará encarregada de garantir a segurança do ex-presidente. O saguão também terá esquema da PF, com reforço de agentes.
Já do lado de fora do aeroporto, são esperados mais de 500 policiais realizando um esquema de policiamento ostensivo.