Anielle ignora ordem de Lula e não vai à posse na Namíbia

Ministra da Igualdade Racial desobedece orientação presidencial e irrita chefe do Executivo ao priorizar evento no Brasil

Por Plox

29/03/2025 20h23 - Atualizado há 3 dias

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, contrariou uma determinação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao não comparecer à posse da nova presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, na sexta-feira (21).


Imagem Foto: Agência Brasil


A ausência da ministra gerou descontentamento no Palácio do Planalto. De acordo com informações divulgadas pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Lula havia instruído Anielle a representar o Brasil na cerimônia de posse da primeira mulher a assumir a presidência da Namíbia.


A ordem foi reforçada por meio de uma ligação telefônica feita pelo chanceler Mauro Vieira, a pedido de Lula. Mesmo após o aviso, Anielle optou por permanecer no país.



Quando confrontada pelo presidente sobre sua ausência, a ministra alegou que a comunicação foi feita apenas por telefone e que não recebeu nenhuma solicitação formal por escrito.


Enquanto ocorria a posse no continente africano, Anielle Franco participava de um evento promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Ela esteve presente no lançamento do Concurso de Ideias Urbanísticas e Arquitetônicas Inovadoras para a Região da Pequena África, dando prioridade à agenda local.



O episódio aumenta a tensão dentro do governo, especialmente pela simbologia do evento internacional e pela expectativa de representação do Brasil em um momento histórico para o país africano.


Destaques