Após viver diabo no carnaval, Loreto pode ser retirado do papel de Jesus
Organização da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém avalia cancelar contrato com o ator, mas esbarra em multa
Por Plox
29/03/2025 11h09 - Atualizado há 3 dias
A participação de José Loreto como Satanás no desfile da Vila Isabel, durante o carnaval do Rio de Janeiro, gerou forte repercussão e pode custar ao ator o papel de Jesus Cristo no tradicional espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco.

Com estreia marcada para o dia 12 de abril, o evento ocorre anualmente na Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, e é reconhecido como o maior teatro a céu aberto do Brasil. A encenação segue até o dia 20, encerrando-se no Domingo de Páscoa. Loreto já havia sido confirmado como protagonista da peça e chegou a posar caracterizado como Jesus para as peças promocionais.
No entanto, após a polêmica gerada por sua aparição como o diabo no enredo \"Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Aparece\", do carnavalesco Paulo Barros, a organização do espetáculo cristão passou a considerar o cancelamento do contrato com o artista. A decisão, contudo, está sendo analisada com cautela devido à existência de uma multa rescisória.
A repercussão negativa foi tanta que o perfil oficial da Paixão de Cristo no Instagram precisou desativar os comentários para conter as críticas direcionadas ao ator.
Em meio à controvérsia, Loreto se pronunciou por meio de um vídeo nas redes sociais. No depoimento, explicou que sua motivação como ator é interpretar personagens extremos, sejam mocinhos ou vilões, com o objetivo de provocar diferentes emoções no público.
\"Eu fiz o diabo, mas eu não sou o diabo, eu não gosto do diabo, eu não compactuo com nenhuma ideia do diabo. Eu tô muito feliz de interpretar esse grande exemplo [Jesus] daqui a 40 dias. Mas acreditem desde já: eu não sou Jesus\", declarou.
Apesar das discussões internas, a assessoria do espetáculo confirmou que, até o momento, José Loreto permanece escalado para o papel principal da montagem.