Ipatinga

veículos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ipatinga divulga economia de 30% com consumo de combustível da frota municipal

    Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, a economia no consumo de combustível da frota municipal foi de 4.220 litros em relação ao mesmo período do ano anterior

    Por Plox

    29/04/2021 09h25 - Atualizado há 6 meses

    Uma análise comparativa feita pela Secretaria Municipal de Administração (SMA) para apurar o consumo de combustível da frota da Prefeitura de Ipatinga nos primeiros trimestres dos anos de 2020 e 2021 constatou que foi obtida uma significativa economia. Ela atingiu nada menos que 30,17% no período de janeiro a março deste ano.

    Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, a economia no consumo de combustível da frota municipal foi de 4.220 litros em relação ao mesmo período do ano anterior. Questionado sobre como foi possível reduzir os gastos, o secretário de Administração, Matheus Braga, explicou que foram realizadas diversas ações com o objetivo de diagnosticar os gargalos, estruturar o processo e aplicar melhorias para uma utilização eficaz dos veículos. 

    Foto: Divulgação PMI

     

    Desde janeiro, a frota de 53 carros da prefeitura tem passado por revisões mecânicas, o processo de abastecimento tem sido monitorado e será automatizado em breve. Outro procedimento é que todos os veículos que não estão em atendimento são recolhidos no pátio durante o fim de semana, o que antes não era feito. 

    Segundo o secretário, a gestão no processo sofreu ajustes necessários e está mais rigorosa e organizada, o que pode ser o fator para a redução nos gastos, uma vez que não ocorreu diminuição nos serviços prestados. Pelo contrário, de acordo com dados, durante os primeiros meses do ano de 2021, devido à pandemia e início da vacinação contra a Covid, a prefeitura disponibilizou vários veículos para atendimento da imunização dos idosos acima de 80 anos em casa, intensificando o fluxo de utilização da frota. 

    Outro fator que chama a atenção é que a economia gerada ocorre num momento em que o Estado apresenta sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. O secretário avalia que “o resultado é expressivo e só foi possível graças a mudanças importantes adotadas nos processos de fiscalização, controle de abastecimento dos carros e utilização dos veículos”.

    O secretário Mateus Braga pontua ainda que “em época de poucos recursos, onde a ordem do dia é economizar, a equipe de governo vem cumprindo bem a recomendação feita pelo prefeito Gustavo Nunes aos gestores de todas as secretarias, visando equilibrar as receitas municipais com a finalidade de gerar reservas para os cofres públicos e ampliar a capacidade de investimentos ou mesmo de manutenção da máquina pública”.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]