Audiência Pública em Nova Era debate apoio a pessoas com autismo; veja vídeo
Evento reúne autoridades e sociedade civil para discutir avanços nas políticas públicas de inclusão
Por Plox
29/04/2025 07h45 - Atualizado há 1 dia
A Câmara Municipal de Nova Era foi palco, nesta segunda-feira (28), de uma audiência pública que reuniu autoridades, voluntários, representantes de instituições e membros da comunidade para discutir ações de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Entre os participantes estavam pais e mães de crianças autistas, vereadores da casa legislativa, o prefeito Txai Costa Silva, a deputada estadual Ana Paula Siqueira e o deputado estadual Leleco Pimentel. O vereador de Antônio Dias, Professor Hálesse, além de representantes do Executivo de Rio Piracicaba, também marcaram presença, assim como voluntários da associação 'Guerreiras em Ação'.

Durante a audiência, os discursos reforçaram a urgência do diálogo aberto e contínuo entre o poder público e a comunidade. Foi apontada a necessidade de fortalecer políticas públicas que garantam a inclusão social efetiva, promovam o diagnóstico precoce, ampliem o acesso a terapias especializadas e assegurem suporte educacional para crianças e adolescentes com TEA.

Emocionados, participantes destacaram a importância de capacitar não apenas os profissionais da educação, mas também as mães e pais de crianças autistas, para que possam contribuir de maneira ainda mais ativa no processo de inclusão. A vereadora enfatizou a necessidade de dar voz às famílias atípicas e típicas, reforçando o compromisso de lutar por mais respeito e dignidade para pessoas com deficiência.
"Reconhecer e respeitar as pessoas com deficiência é um dever de todos nós", destacou a parlamentar, reafirmando seu compromisso com a causa da inclusão plena.
A deputada Ana Paula Siqueira criticou a atuação do Estado de Minas Gerais, apontando retrocessos no atendimento às pessoas com deficiência e comemorou a derrubada de um veto que dificultava a criação de centros regionais de apoio a autistas.

Outro tema levantado foi a necessidade de discutir a utilização do canabidiol no tratamento de convulsões, defendendo políticas públicas que minimizem o sofrimento das famílias.
Encerrando o evento, uma apresentação especial da fanfarra de Rio Piracicaba animou o público e simbolizou a união dos municípios em torno da causa da inclusão social.