Defesas Civis de Ipatinga e Fabriciano emitem alerta de chuva forte para esta terça-feira
Previsão indica possibilidade de chuvas intensas de até 60 mm em cidades do Vale do Aço; Defesa Civil orienta população
Por Plox
29/04/2025 14h38 - Atualizado há 1 dia
Moradores de Ipatinga e Coronel Fabriciano devem ficar atentos nos próximos dias. Segundo alertas emitidos pelas Defesas Civis municipais, há possibilidade de chuvas com volume acumulado entre 40 e 60 milímetros entre os dias 29 de abril, terça-feira, e 1º de maio, quinta-feira. A previsão é reforçada por dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Sistema de Meteorologia de Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), que alertam para a atuação de uma frente fria no litoral sudeste, responsável por trazer instabilidade para todas as regiões mineiras. De acordo com o boletim, tempestades severas são esperadas em áreas como o Vale do Rio Doce, onde se localizam Ipatinga e Coronel Fabriciano. Veja os detalhes sobre a previsão do tempo na Live.
Em Ipatinga, a Defesa Civil informou que o volume de chuva previsto poderá se concentrar em um curto intervalo de tempo, o que aumenta as chances de ocorrências como pontos de alagamentos e enchentes em áreas vulneráveis. A recomendação é que a população fique atenta aos comunicados e, em situações emergenciais, acione o órgão pelo número 3829-8181 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Já em Coronel Fabriciano, o aviso é semelhante. O município pode ser atingido por tempestades classificadas como nível 1, com previsão de acumulado pluviométrico também entre 40 e 60 mm somente no dia 29/04. A orientação é que os moradores evitem áreas de risco durante as chuvas e busquem abrigo seguro. Em caso de emergência, o contato com a Defesa Civil local pode ser feito pelo telefone 3406-7352.


A previsão é reforçada por dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Sistema de Meteorologia de Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), que alertam para a atuação de uma frente fria no litoral sudeste, responsável por trazer instabilidade para todas as regiões mineiras. De acordo com o boletim, tempestades severas são esperadas em áreas como o Vale do Rio Doce, onde se localizam Ipatinga e Coronel Fabriciano.
Além do Vale do Aço, outras regiões do estado também estão sob aviso de tempo severo, como o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste, Central Mineira e Metropolitana de Belo Horizonte. As autoridades ressaltam que a previsão é de umidade elevada durante o período da tarde e possibilidade de nevoeiro ao amanhecer, especialmente nas regiões sul e sudeste do estado.
\"Se esse volume de chuva se concentrar em um curto período de tempo, poderá causar transtornos, como alagamentos\", destaca o comunicado da Defesa Civil de Ipatinga.Foto: