Internado, Bolsonaro convoca novo ato por anistia ao 8 de janeiro

Mesmo na UTI, ex-presidente mobiliza aliados para manifestação em Brasília na próxima semana

Por Plox

29/04/2025 10h10 - Atualizado há 10 dias

Mesmo hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo nesta terça-feira (29/4), onde conclama seus apoiadores para um novo ato pela anistia dos envolvidos nos episódios antidemocráticos do dia 8 de janeiro.


Imagem Foto: Reprodução


Ainda se recuperando de uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal, Bolsonaro classificou o ato como uma “manifestação pacífica”, programada para a próxima quarta-feira, 7 de maio, a partir das 16h, na capital federal.



O movimento, que será coordenado pelo pastor Silas Malafaia, prevê concentração inicial na Torre de TV, com posterior caminhada até o Congresso Nacional. Em entrevista, Malafaia garantiu que a manifestação terá liderança clara e enfatizou:
Essa manifestação tem liderança, e nenhuma lata de lixo será virada

.


Utilizando a hashtag #anistiajá, Bolsonaro e seus apoiadores escolheram a cabeleireira Débora Rodrigues, conhecida por ter pichado a frase “perdeu, mané” na estátua A Justiça com batom, como símbolo do movimento.


Durante a convocação, o grupo elogiou o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no julgamento de Débora. Enquanto o ministro Alexandre de Moraes defendeu a condenação dela a 14 anos de prisão, Fux propôs uma pena bem mais branda, de 1 ano e 6 meses de reclusão.



Débora foi sentenciada no STF pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.


Além de Malafaia, também aparecem no vídeo de convocação figuras próximas a Bolsonaro, como seus filhos Carlos e Eduardo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os deputados federais Marcel van Hattem (Novo) e Nikolas Ferreira (PL), e o senador Magno Malta (PL), entre outros. A transmissão do evento será realizada pelas redes sociais de Malafaia.



Destaques