Pequenas empresas geraram 93,7 mil vagas em abril; primeiros quatro meses foram quase 300 mil
Por Plox
29/05/2019 08h32 - Atualizado há mais de 5 anos
Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) mostrou que o mês de abril foi de aumento de empregos, com 93,7 mil ocupações formais. Os responsáveis pelo crescimento foram os pequenos negócios. No primeiro trimestre de 2019, mais o mês de abril, foram praticamente 300 mil novas vagas preenchidas nos pequenos empreendimentos. No mesmo período, em contrapartida, foram 20,3 mil novos empregos nas grandes e médias empresas.
Entre os estados que mais geraram emprego através das micro e pequenas empresas em abril, estão SP e MG- Foto: Agência Brasil
Conforme o levantamento, os grandes e médios empreendimentos responderam por 72,3% da geração de empregos, com 129,6 mil postos de trabalhos. Mas as pequenas empresas tiveram desempenho quase três vezes acima. Entre os estados que mais geraram emprego e renda através das micro e pequenas empresas em abril, está São Paulo (29,3 mil), seguido por Minas Gerais (14,7 mil), fazendo com que o Sudeste fosse o maior gerador de emprego no país. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério da Economia.
De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a confiança daqueles que querem investir é um fator fundamental para a geração de emprego e renda no país. “A recuperação do emprego passa pela retomada da economia, que depende diretamente da retomada da confiança de investidores, da aprovação das reformas no Congresso Nacional”, esclarece.
Atualizada às 9h19