Ipatinga atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para coronavírus

Já a enfermaria do Covid-19 no SUS reduziu um pouco a ocupação. São 59 leitos com 56% de ocupação.

Por Plox

29/05/2020 08h35 - Atualizado há quase 4 anos

Nessa quinta-feira (28), Ipatinga atingiu 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com coronavírus. Esta ocupação estava prevista, conforme os números subiam, para a primeira semana de junho. Contudo, ela foi antecipada em uma semana.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, são 25 leitos de UTI Covid-19 no SUS. Todos já foram ocupados, sendo que 16 pacientes são munícipes de Ipatinga e 10 ainda estão como casos suspeitos. Os outros 9 pacientes são oriundos de outras cidades e 6 deles ainda aguardam o resultado do exame.

hospital-ipatingaFoto: Reprodução Google Street View
 

Já a enfermaria do Covid-19 no SUS reduziu um pouco a ocupação. São 59 leitos com 56% de ocupação. Destes, 33 estão sendo utilizados. 17 pacientes positivos moradores de Ipatinga e 16 de outras cidades. Destes pacientes de cidades da região, pens 3 testaram positivo até o último boletim divulgado.

Espera por leitos

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Ipatinga, até as 12h dessa quinta-feira (28), duas pessoas aguardavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga para serem transferidas para leitos de UTI Covid-19. No período da tarde, o Hospital Municipal confirmou a disponibilidade de transferência de um dos pacientes. Já no Pronto Atendimento do Hospital Márcio Cunha, quatro pacientes aguardavam transferência para a UTI.

200 casos confirmados

A cidade de Ipatinga-MG registrou 25 novos casos confirmados de COVID-19 nesta quinta-feira (27). Com mais esse número, a cidade agora tem 200 casos positivos de contaminação pela doença. Os números são do boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ipatinga. 

Ainda de acordo com o boletim, destes 200 casos, 65 são considerados curados, 124 pacientes estão em isolamento domiciliar e 10 estão internados. Até às 10 horas da manhã desta quinta-feira, 8 pacientes positivos para COVID-19 estavam em leitos de UTI.

WhatsApp Image 2020-05-28 at 18.13.08 (1) Foto: Divulgação/PMI

 

O principal problema observado é a ocupação de 100% dos leitos de UTI COVID-19 do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Prefeitura, há pacientes aguardando vagas para esses leitos de UTI. 

Uma pessoa da cidade teve a morte confirmada tendo a doença como causa, nessa segunda-feira (25). 

Hospital de campanha

Ipatinga deverá ter ampliação de leitos de enfermaria com a implantação de uma estrutura de suporte técnico na Escola Canuta Rosa, próximo ao Hospital Municipal, no bairro Cidade Nobre. Escolhido pela administração municipal como um local estratégico, a escola pode receber nos próximos dias até 40 leitos. Diante da dificuldade de adquirir respiradores no mercado e tendo em vista que o Estado também não tem encaminhado o equipamento aos municípios, Ipatinga informou que está adquirindo dez ventiladores específicos para auxílio no tratamento dos doentes.  

 

Destaques