Estado disponibiliza mais de 91 mil medicamentos do kit intubação para 91 hospitais

Só Ipatinga deve receber cerca de 350 unidades do kit

Por Plox

28/05/2021 21h19 - Atualizado há quase 3 anos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (28/5), para 91 unidades hospitalares, em 69 cidades, 91.340 unidades de fentanil, midazolan e atracúrio. Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos. Só Ipatinga deve receber cerca de 350 unidades do kit.


Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil e o midazolan foram adquiridos pelo Governo de Minas e, o atracúrio, pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de dez dias, o atracúrio para três e o midazolan, dois dias. 


 Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos.


 Em ação preventiva,  para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explica que o Governo de Minas está adquirindo uma grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda.  
 

Foto: Fábio Marchetto

 


“O Estado já comprou quase 800 mil ampolas de fentamil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens”, assinalou Izidoro. Segundo ele, parte dos fármacos foi adquirida no mercado internacional. 


Monitoramento


A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.


O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.


Confira a relação de medicamentos:

Fentanil: 50.550 itens
Midazolan: 22.140
Atracúrio: 18.650
Total: 91.340 

Destaques