Anatel lança sistema para identificar chamadas de empresas e motivo da ligação

Ferramenta busca reduzir ligações abusivas e tentativas de golpe pelo telefone, com implementação prevista para este ano

Por Plox

29/05/2024 09h36 - Atualizado há 7 meses

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está prestes a lançar um sistema inovador que identifica chamadas telefônicas de empresas, revelando o nome da companhia e o motivo da ligação. A ferramenta, chamada Stir/Shaken, tem como objetivo reduzir drasticamente a quantidade de chamadas indesejadas e proteger os usuários de fraudes telefônicas.

TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Transparência nas chamadas telefônicas

O novo sistema, que já foi testado pelas principais operadoras do país, está na fase final de implementação. Segundo Gustavo Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, a ferramenta aumentará a transparência das chamadas, mostrando o nome da empresa que está ligando e autenticando a ligação para evitar fraudes. "A ligação vai passar a vir com o nome da empresa que está ligando. Isso é importante para que o cidadão consiga compreender quem está procurando aquele contato. Além disso, essa chamada é autenticada, ou seja, ela vai vir com selo de que ela foi verificada de que não houve uma fraude naquela chamada, prevenindo contra fraudes", explica Borges.

Gratuidade para usuários e adesão das empresas

O serviço será gratuito para os usuários e dependerá do cadastro das empresas, que arcarão com os custos da adesão ao protocolo. A Anatel está em negociações com empresas de call center para incentivá-las a adotar a tecnologia. Atualmente, empresas de televendas são obrigadas a usar o prefixo 0303, mas com a nova identificação, poderão exibir seu nome e logomarca, aumentando a confiança dos consumidores. "Uma empresa de televendas, hoje, é obrigada a usar o prefixo 0303 na chamada e geralmente o cidadão não atende por não saber o que está por trás dessa ligação. Com a identificação, ela não precisa mais usar número e assim passa mais confiança no contato", destaca Borges.

Funcionamento e limitações

Inicialmente, o serviço de identificação de chamadas estará disponível apenas para telefonia móvel. Os usuários que receberem chamadas de empresas cadastradas verão o nome da companhia, a logomarca e um selo de verificação na tela do celular. No entanto, a disponibilidade da funcionalidade dependerá do modelo e atualização do aparelho, sendo acessível apenas em dispositivos mais modernos.

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