Faltam três dias para o fim do prazo do IR: 7,5 milhões de contribuintes ainda não declararam

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações até 31 de maio; 35,5 milhões já foram enviadas

Por Plox

29/05/2024 10h19 - Atualizado há 7 meses

A apenas três dias do término do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024, relativo ao ano-base 2023, 7,5 milhões de contribuintes ainda não enviaram suas informações à Receita Federal. Até as 10h desta quarta-feira (29/5), 35,5 milhões de brasileiros já haviam cumprido a obrigação, segundo dados do órgão, que espera receber um total de 43 milhões de declarações. O prazo final é 31 de maio, sexta-feira.

Foto: Marcello Casal JR / Agência Brasil

Riscos de última hora
Com a grande quantidade de contribuintes deixando a entrega para os últimos dias, é esperado que surjam diversas dificuldades, como falta de informações e documentos essenciais. Imprevistos também podem ocorrer, incluindo congestionamentos no sistema, falhas na internet, problemas no computador e falta de energia elétrica.

"Tenho observado grande dificuldade das pessoas na entrega da declaração, o principal motivo é a falta de documentos. Lembrando que em alguns casos é preciso a retirada presencial destes. A busca por essas informações pode se transformar em um calvário, mas todas as informações são necessárias para fugir da malha fina", alerta Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Contabilidade.

Domingos enfatiza que a principal preocupação não é apenas entregar a declaração nos últimos dias, mas perceber em cima da hora a ausência de documentos necessários, o que pode resultar em multas por atraso que variam de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Falta de organização
O diretor-executivo destaca que a falta de organização dos contribuintes é um problema recorrente, especialmente próximo ao prazo final. "Na Confirp, temos observado que muitas pessoas sequer se preocuparam em saber quais documentos seriam necessários para a entrega do Imposto de Renda e quais já possuem em mãos", explica Domingos.

Outro erro comum é a entrega incompleta da declaração para evitar multas, sem perceber que isso pode resultar em escolhas erradas no formulário e, subsequentemente, em aumentos no imposto devido ou reduções na restituição.

Passos para evitar complicações
Domingos aconselha seguir alguns procedimentos para evitar problemas na declaração do Imposto de Renda:

Levantar todos os documentos necessários e usar a última declaração como checklist.
Certificar-se de que possui todas as informações e, se faltar algo, buscá-las imediatamente.
Preencher a declaração de uma só vez para evitar retrabalho.
Escolher o formulário correto (completo ou simplificado) e entregar a declaração à Receita Federal.
Emitir e pagar as guias de impostos dentro do prazo, se houver valores a pagar.
Fazer uma cópia de segurança da declaração e do recibo.
Acompanhar o processamento da declaração no site da Receita Federal até a conclusão.
Caso a declaração caia na malha fina, é possível corrigi-la com uma declaração retificadora. Se houver pendências não atribuíveis ao contribuinte, deve-se agendar um atendimento eletrônico ou presencial na Receita Federal.

A Receita Federal recomenda que os contribuintes se organizem e não deixem a declaração para os últimos dias, minimizando o risco de enfrentar dificuldades e evitar multas.

Destaques