Motoristas paralisam 20 linhas de ônibus em Belo Horizonte e prefeitura anuncia autuações

Trabalhadores impedem saída de veículos desde o início da manhã em Sabará

Por Plox

29/05/2024 10h14 - Atualizado há 4 meses

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que irá autuar os consórcios responsáveis por 20 linhas do transporte coletivo que tiveram suas operações interrompidas devido à paralisação de motoristas nesta quarta-feira, 29 de maio. Desde o início da manhã, os trabalhadores bloquearam a garagem de uma empresa no bairro Carvalho Brito, em Sabará, na região metropolitana, impedindo a saída dos ônibus.

Foto: Reprodução

Os manifestantes fecharam as portas da garagem, impedindo tanto a entrada quanto a saída de veículos, causando grandes transtornos aos usuários que dependem do transporte público para se locomover pela cidade. Conforme informado pela PBH, "as viagens não realizadas serão devidamente autuadas, segundo os termos contratuais, e também não será realizado o pagamento da remuneração complementar às concessionárias." Esta medida segue os critérios de qualidade e confiabilidade do sistema previstos na lei 11.458 e no decreto 18.370.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (SUMOB) já acionou os consórcios responsáveis para resolver o problema e retomar a operação das linhas afetadas. Algumas dessas linhas são operadas de forma compartilhada entre diferentes consórcios, o que permite que algumas viagens ainda sejam realizadas, apesar da paralisação.

Destaques