Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Câmara aprova projeto que libera clubes de tiro perto de escolas e facilita posse de armas
Mudança na legislação sobre armas de fogo segue para o Senado
29/05/2024 às 12:55por Redação Plox
29/05/2024 às 12:55
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Na noite desta terça-feira (28), a Câmara dos Deputados aprovou, em regime de urgência e sem debate, um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que facilita o acesso a armas de fogo e flexibiliza as regras para a localização de clubes de tiro esportivo, permitindo a instalação desses estabelecimentos até mesmo perto de escolas. O projeto agora segue para o Senado, onde também necessita de aprovação.
Suspensão de decreto restritivo
O PDL aprovado suspende um decreto do então ministro da Justiça, Flávio Dino, que havia endurecido o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, revertendo decisões do governo anterior. Esse decreto fazia parte das promessas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visavam restringir o acesso civil a armas de maior potencial ofensivo e limitar a quantidade de munições que podem ser adquiridas.
Impactos do novo projeto
Entre as principais mudanças introduzidas pelo PDL estão:
Armas de grosso calibre: Revogação da proibição de colecionar armas automáticas de qualquer calibre e longas semiautomáticas de uso restrito.
Armas de uso restrito às Forças Armadas: Liberação de armas semelhantes às utilizadas pelas Forças Armadas.
Armas de pressão por gás comprimido: Invalidação da restrição à aquisição dessas armas.
Renovação de certificados: Eliminação das exigências para renovação dos certificados de armas e da necessidade de comprovação de efetiva necessidade para aquisição.
Distância de escolas: Fim da exigência de clubes de tiro estarem a mais de 1 km de escolas.
Propaganda de armas e clubes de tiro: Remoção da multa por publicidade sobre armas, tiro esportivo e caça.
Armas de colecionador: Transferência da competência para classificar e regular armas de colecionador do Iphan para o Comando do Exército, ampliando a quantidade de armamentos legalizados.
Debate e votação na Câmara
O projeto, de autoria do deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO) e outros, foi aprovado em regime de urgência, permitindo a votação sem que o texto passasse por comissões. Alexandrino argumentou que o PDL "respeita a macropolítica do governo para o setor, mas retira exigências excessivas, como o distanciamento de estabelecimentos de ensino, que deixaria mais de 90% dos clubes de fora da regra".
A votação foi simbólica, sem a necessidade de cada deputado registrar seu voto no sistema eletrônico, e contou com a única manifestação contrária dos parlamentares do PSOL.
A decisão ocorre um mês após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmar que concordava com algumas mudanças no decreto presidencial, resultando em uma versão mais branda do projeto aprovado
Proposta prevê penas mais duras contra crimes ligados a facções, amplia poder investigativo e tramita em regime de urgência após operação que deixou 121 mortos no RJ.
Proposta prevê penas mais duras contra crimes ligados a facções, amplia poder investigativo e tramita em regime de urgência após operação que deixou 121 mortos no RJ.