Social FC está de volta ao futebol profissional e vai disputar a Segundona Mineira
Equipe de Coronel Fabriciano disputará a terceira divisão do estadual com atletas sub-23
Por Plox
29/05/2024 07h09 - Atualizado há 7 meses
O Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano, está oficialmente de volta ao Campeonato Mineiro profissional masculino após um longo período de inatividade. A equipe foi confirmada na disputa da Segunda Divisão estadual, também conhecida como terceira divisão, pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nesta terça-feira (28), durante o arbitral do torneio realizado de forma virtual.
A reunião contou com a presença dos representantes dos 18 clubes participantes e da diretoria de competições da FMF. Ficou definido que as equipes serão representadas por atletas sub-23, com o início da competição marcado para o dia 31 de agosto e a final prevista para o dia 30 de novembro.
A fórmula de disputa estabelece três chaves com seis equipes cada, jogando em turno e returno dentro das chaves. Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados por índice técnico. As fases eliminatórias, incluindo quartas, semifinais e a final, serão disputadas em jogos de ida e volta.
O Social Futebol Clube, popularmente conhecido como Saci, está na mesma chave que América-TO, Coimbra, Boston, Contagem e Novo Esporte.
Nota de Chico Simões ao Plox, presidente afastado do clube
Sou Chico Simões, presidente do Social Futebol Clube de Fabriciano, estou fazendo esta nota sobre os últimos acontecimentos do clube.
Queria dar uma entrevista coletiva mas não vejo clima pra isto, pois profissional da imprensa esportiva da região já iniciou com postagens inverídicas em seu canal de comunicação e não estou com disposição e nem com tempo pra rebater mentiras.
Isto posto, vai ao que interessa.
Estava licenciado da presidência do clube desde a pandemia e a direção estava sendo exercida pelo vice Presidente, Pedrinho, que era o responsável pela administração do patrimônio do clube e era o diretor de futebol do Clube.
Com o falecimento do presidente em exercício, assumi a presidência do clube e hoje tenho a responsabilidade de preservar o patrimônio do clube e retornar com a atividade esportiva do Social. E é o que estou fazendo.
Estamos negociando todas as dívidas do clube junto à CBF, a FMF a União, ao Estado e ao Município.
Para além disto o clube procura parcerias para seu retorno às competições esportivas.
Já foi firmada uma parceria com uma empresa e esperamos ter outras parcerias na região ou fora dela para que o Social possa ter condições de voltar a representar a região no cenário esportivo estadual sem comprometer seu patrimônio.
Estou conscientemente da importância do clube e o que ele representa para RMVA.
Também sei que não posso ser um aventureiro, pois o clube tem patrimônio que terá de ser preservado.
Desta maneira, comunico que o clube voltará a disputar o campeonato estadual, começando a disputa da terceirinha já nesta ano de 2024.
Estamos fazendo uma reforma em todas as dependências físicas do Clube que estavam em condições totalmente degradadas.
O clube hoje não tem iluminação, pois reassumi a presidência com total ausência dos cabos de cobre que serviam a iluminação do estádio.
Em um intervalo de tempo menor possível, com o apoio da comunidade, resolveremos todos estes problemas.
Volto a reafirmar, nada pode ser feito na afoitice e na irresponsabilidade, pois o clube tem um patrimônio que há de ser preservado e disto não abro mão.
Atividade esportiva com preservação do patrimônio é a meta que seguirei.