O Litoral de São Paulo amanhece com um alerta importante nesta quinta-feira (29). Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 29 praias estão impróprias para banho nesta semana, com risco potencial à saúde dos banhistas.
Foto: Reprodução A nova atualização do relatório, publicada nesta quinta-feira, será substituída por um novo levantamento no dia 5 de junho. A análise da balneabilidade leva em consideração a quantidade de bactérias presentes na água. Se forem detectadas mais de 100 colônias bacterianas por 100 mililitros de água, a praia passa a ser considerada imprópria para o banho.
Essas praias são sinalizadas com uma bandeira vermelha, indicando que os frequentadores devem evitar o contato com a água contaminada. A recomendação da Cetesb é clara: não tomar banho nessas águas, já que podem causar sérios problemas de saúde.
No total, são 29 pontos atingidos, distribuídos entre o Litoral Norte e o Litoral Sul de São Paulo. No Norte, 16 praias estão com índice elevado de contaminação. No Sul, outras 13 também foram classificadas como impróprias.
Veja abaixo a lista completa das praias afetadas:
Litoral Norte
_Ubatuba:_ Rio Itamambuca, Iperoig, Itaguá (Av. Leovegildo, 240), Itaguá (Av. Leovegildo, 1724), Santa Rita, Perequê-Mirim, Lázaro e Prainha de Fora.
_Caraguatatuba:_ Indaiá e Palmeiras.
_São Sebastião:_ Prainha, São Francisco, Pontal da Cruz e Porto Grande.
_Ilhabela:_ Pinto e Itaquanduba.
Litoral Sul
_Guarujá:_ Perequê e Enseada (Av. Santa Maria).
_São Vicente:_ Prainha e Gonzaguinha.
_Praia Grande:_ Guilhermina, Aviação, Vila Tupy, Vila Mirim, Maracanã e Flórida.
_Mongaguá:_ Vera Cruz e Santa Eugênia.
_Itanhaém:_ Balneário Jardim Regina.
A Cetesb reforça que o monitoramento é constante e visa garantir mais segurança para quem frequenta o litoral paulista. A nova atualização deve ser divulgada na próxima semana.