Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Emprego

Formandas concluem curso de Manutenção Mecânica exclusivo para mulheres na Fundação Aperam

Cerimônia de formatura celebrou capacitação de 19 mulheres para atuarem na siderurgia com apoio da Aperam

29/05/2025 às 16:50 por Redação Plox

Na noite da última segunda-feira (27), o Teatro da Fundação Aperam Acesita foi palco de uma celebração marcante: a formatura da segunda turma do curso gratuito e exclusivo de Manutenção Mecânica para mulheres. Ao todo, 19 formandas receberam seus certificados e se tornaram aptas a atuar na indústria siderúrgica.


Imagem Foto: Divulgação

A capacitação, iniciada em janeiro, faz parte do Programa de Inclusão com Diversidade da Aperam, e busca promover mais equidade de gênero na indústria. Além de conhecimentos técnicos, o curso também trabalhou temas como saúde, segurança e relações humanas. Com uma carga horária de 257 horas, a formação incluiu conteúdos como metrologia dimensional, leitura de desenhos, tecnologia, hidráulica e pneumática básica, lubrificação, ajustes e tolerâncias, máquinas rotativas e soldagem com eletrodo revestido.


Imagem Foto: Divulgação

A formanda Vitória Campos compartilhou sua trajetória durante o evento, revelando que foi incentivada pelo marido a se inscrever e, ao fim da formação, já conquistou uma vaga na Aperam. Ela destacou o quanto o curso ampliou sua visão sobre a profissão e os desafios que a área representa para as mulheres, mas também reafirmou a capacidade feminina em superá-los.


Cecília Moreira, também integrante da turma, emocionou-se ao relatar o impacto da formação em sua vida. “Me apaixonei pela área e sigo agora em um curso técnico. Levo comigo tudo que aprendi aqui, me sinto mais forte e pronta para atuar”, afirmou.


Imagem Foto: Divulgação

Durante a cerimônia, Humberto Marin, diretor Industrial de Desenvolvimento da Aperam South America, reforçou o compromisso da empresa com a formação profissional e a diversidade. “Desejamos muito sucesso a cada uma de vocês”, disse.


Já Patrícia Augusto, da Gerência de Gestão e Gente e Business Partner da Aperam, falou sobre o orgulho de ver a transformação das participantes: “Esse é apenas o início da história de vocês. Sucesso sempre”.


Imagem Foto: Divulgação

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Cel. Luiz Magalhães, destacou o legado das mulheres na indústria. Segundo ele, a fundação, que completa 30 anos, já beneficiou mais de 200 mulheres em regiões como o Vale do Aço e o Vale do Jequitinhonha.


Estiveram presentes também Glautiere Paiva, gerente executivo de Sustentabilidade da Aperam; Moysa Ribeiro, gerente de Comunicação da empresa e diretora da Fundação; além dos instrutores Fábio Rogério e Hélio da Silva.


Imagem Foto: Divulgação

Representando o prefeito Vitor Prado, o servidor Gabriel Andrade elogiou a iniciativa e lembrou de sua própria experiência ao ser liderado por mulheres em uma multinacional. Ele ressaltou a importância da abertura de espaços no mercado de trabalho para todas.


A formatura da nova turma reafirma o pioneirismo da Fundação Aperam e sua contribuição para um mercado industrial mais diverso e inclusivo.


Compartilhar a notícia

para você
FAMOSOS

Com bom humor e música, Rodrigo Faro vive fase diferente desempregado após saída da Record TV

Apresentador deixou a emissora após 16 anos e tem compartilhado momentos descontraídos sobre sua nova rotina

Brasília oferece passeio gratuito por pontos históricos da capital
LAZER

Brasília oferece passeio gratuito por pontos históricos da capital

Tour guiado percorre principais locais cívicos e turísticos, com saídas diárias da Torre de TV

Plataforma oferece curso online gratuito de oratória com foco em alta performance
EDUCAçãO

Plataforma oferece curso online gratuito de oratória com foco em alta performance

Kultivi disponibiliza conteúdo online para ajudar estudantes e profissionais a aprimorarem a comunicação em público e nas redes

arma
POLíCIA

Jovem é morto a tiros pelo patrão após furtar gasolina de carro em Minas Gerais

O irmão da vítima, de 19 anos, foi preso por participação no crime