Polícia

Operação investiga vazamento em concurso público de prefeitura em MG

Ministério Público apura vazamento de gabarito e aprovação suspeita de candidatos ligados a agentes públicos em Consolação

29/05/2025 às 11:25 por Redação Plox

Na manhã da última quarta-feira, dia 28 de maio, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) deflagrou a operação 'Sapiens', com o objetivo de investigar possíveis fraudes em um concurso público promovido pela Prefeitura de Consolação, localizada na Região Sul do estado.


Imagem Foto: Divulgação

A ação mobilizou agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Pouso Alegre, além da Promotoria de Justiça de Paraisópolis e da Coordenadoria Regional do Patrimônio Público. O apoio operacional ficou a cargo da Polícia Militar de Minas Gerais. Ao todo, dez mandados de busca e apreensão foram executados nos municípios de Consolação e Paraisópolis.


Imagem Foto: Divulgação

As investigações apontam para o vazamento do gabarito da prova, com o intuito de beneficiar candidatos que possuem vínculos com agentes públicos ligados tanto ao Executivo quanto ao Legislativo municipal. Há ainda relatos de que pessoas possivelmente analfabetas tenham sido aprovadas, além de candidatos que obtiveram nota máxima, acertando todas as questões, o que reforça as suspeitas de fraude no certame de número 01/2024.


Imagem Foto: Divulgação

“Utilizar ou divulgar, indevidamente, conteúdo sigiloso com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame”, descreve o artigo 311-A do Código Penal sobre o crime de fraude em concurso público. 
A pena para quem comete esse tipo de infração pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

As investigações seguem em andamento, e a operação “Sapiens” segue sendo acompanhada de perto pelos órgãos envolvidos na apuração dos fatos, que pretendem garantir a lisura dos processos seletivos realizados na esfera municipal.


Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a