Deputados vão a Congonhas conversar com moradores ameaçados por barragem

Barragem Casa de Pedra é a maior barragem do mundo em extensão, com 50 milhões de metros cúbicos de rejeito

Por Plox

29/06/2019 07h51 - Atualizado há mais de 5 anos

Moradores de Congonhas (MG) receberão nesta segunda-feira, 1º de junho, a visita de deputados que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho na Câmara Federal. 

Barragem Casa de Pedra é a maior em área urbana do mundo Reprodução/YouTube

Caso a estrutura se rompesse, levaria 30 segundos para atingir dois bairros- Foto: Reprodução/YouTube


Os congonhenses estão apreensivos desde o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho, em janeiro deste ano, pois na cidade está a maior barragem do mundo em extensão, barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A estrutura tem aproximadamente 50 milhões de metros cúbicos de material. A CSN recebeu uma determinação da Justiça em maio para arcar com o aluguel de um espaço onde seria levada uma escola e uma creche que ficam perto de Casa de Pedra, além de ter que pagar R$ 3 mil mensais à famílias que quisessem sair de seus imóveis por conta do medo de uma possível ruptura da barragem.

Conforme o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), os bairros Residencial Gualter Monteiro e Cristo Rei, seriam impactados caso a estrutura se rompesse, em menos de um minuto (30 segundos), atingindo uma quantia próxima de 2,5 mil pessoas, que é o número de moradores daquela região. Pessoas que moram nas localidades que se avizinham à barragem serão ouvidas pelos parlamentares, que já foram até Brumadinho e Barão de Cocais, para dialogar com a população. 

Atualizada às 9h20

Destaques