Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Romeu Zema inaugura em Timóteo 10 leitos de UTI Pediátrica e Unidade de Hemodiálise

    O governador comemorou a inauguração das duas unidades de saúde, "traz uma melhoria de qualidade de vida muito grande"

    Por Plox

    29/06/2022 18h58 - Atualizado há mais de 1 ano

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na tarde desta quarta-feira (29) em Timóteo, para participar da inauguração da UTI pediátrica que irá funcionar nas dependências do Hospital e Maternidade Vital Brasil.  Ao todo, serão 10 leitos com previsão de serem usados a partir de julho.

    Governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (à direita), e o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (centro), em coletiva de Imprensa. Foto: Prefeitura de Timóteo.

     

     

    O secretário de saúde de Timóteo, Eduardo de Morais, destacou que a região contava com apenas três leitos de UTI Pediátrica para atender a uma população de um milhão de habitantes. Números que quadruplicaram com a criação dos novos leitos. “É uma sensação de dever cumprido. Trata-se de um marco histórico para a sociedade de Timóteo e para a população regional. Esses equipamentos de saúde representam segurança para as nossas crianças, pois todos passarão a ter assistência qualificada e resolutiva com um serviço de alta complexidade pertinho de casa. Hoje estamos comemorando uma grande vitória do SUS e da sociedade como um todo”. Celebra o secretário.

     

     

    O prefeito Douglas Willkys informou que a entrega da UTI só foi possível com o trabalho conjunto junto a outros órgãos públicos e agradeceu ao Ministério Público de Minas Gerais e ao Ministério Público do Trabalho por a tornaram realidade o funcionamento da unidade Pediátrica. “Isso só foi possível graças à construção conjunta de uma solução que envolveu a Prefeitura de Timóteo, o Governo do Estado, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Trabalho, a Fundação São Francisco Xavier, deputados federais e estaduais. Dessa forma garantimos uma importante conquista para a micro e a macrorregião de Saúde do Leste de Minas”.

    Também foi inaugurado o Centro de Terapia Renal Substitutiva que funcionará em uma Unidade de Hemodiálise construída pela Fundação São Francisco Xavier no Bairro Timirim.

    Romeu Zema visita Centro de Terapia Renal Substitutiva. Foto: Prefeitura de Timóteo.

     

     

    O governador Romeu Zema afirmou que uma cidade com o porte como a de Timóteo necessitava ter esse centro e destacou que a entrega da unidade de saúde é uma importante conquista principalmente para as famílias de Timóteo que precisavam se deslocar para receber atendimento médico em outras cidades. “Ele (Centro de Terapia Renal) traz uma melhoria de qualidade de vida muito grande. Um maior tempo com a família e um menor desgaste para quem está enfrentando um problema de saúde”.

    Romeu Zema (preto), ao lado das placas de inauguração da UTI pediátrica e Centro de Terapia Renal Substitutiva. Foto: Prefeitura de Timóteo.

    Perguntado pelo Plox se havia encontrado pontos de melhoria na saúde da Região metropolitana do Vale do Aço, Zema respondeu que “a saúde é fonte de demandas infindáveis” e que o estado está fazendo uma “escala”, em relação às melhorias da saúde pública.

    A UTI Pediátrica será custeada pelo Ministério da Saúde (R$ 164 mil/ mês) e pela Prefeitura de Timóteo (R$ 136 mil/ mês), por sua vez a Unidade de Hemodiálise será mantida 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com

    recursos do Fundo Nacional de Saúde.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]