Homem é preso por agredir a socos, amarrar e manter 7 cães sem cuidados médicos no Rio
Animais estavam sem vacinação, um com nódulo que exige cirurgia; tutor usava fita crepe e corda para imobilizá-los
Por Plox
29/06/2025 15h01 - Atualizado há 1 dia
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizou neste sábado (28) a prisão de Erik Henrique Soares da Silva Pinto, acusado de submeter seus sete cães a maus-tratos em sua residência na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

As investigações tiveram início após o grupo de proteção animal \"Nas Garras da Lei\" receber vídeos que mostravam o tutor desferindo socos em um dos cães dentro de casa. As imagens foram encaminhadas à DPMA, que prontamente autorizou a busca e apreensão dos animais.

No local, os policiais encontraram seis cães em condições precárias, sem carteiras de vacinação e necessitando de cuidados médicos. Um dos animais apresentava um nódulo de tamanho considerável, indicando a necessidade de cirurgia. Além disso, foram apreendidos materiais como fita crepe e corda, supostamente utilizados para amordaçar e amarrar os cães.
Os animais resgatados foram encaminhados para atendimento veterinário e permanecerão em um abrigo temporário até que a Justiça decida sobre a possibilidade de adoção. O delegado André Prates afirmou que Erik Henrique responderá por maus-tratos a animais, crime que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos. O material apreendido será periciado para auxiliar nas investigações.
Em sua defesa, Erik Henrique alegou que cuida bem dos cães e que os vídeos não retratam fielmente os acontecimentos. \"Cara, a gente cuida muito bem dos nossos cachorros. Óbvio que, às vezes, tem os momentos de estresse, a gente tenta educar, mas o que tá ali no vídeo não foi desse jeito, entendeu? Nossos cachorros são tudo bem cuidado\", declarou.