Zema rebate campanha do PT sobre taxação dos ricos
Governador de Minas critica proposta federal e acusa governo Lula de enganar população
Por Plox
29/06/2025 14h31 - Atualizado há 2 dias
Em meio a debates sobre justiça tributária, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), divulgou um vídeo nas redes sociais criticando a recente campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) que defende a taxação dos mais ricos.

No vídeo, Zema utiliza uma balança como metáfora para ilustrar o que considera ser uma injustiça fiscal. De um lado, trabalhadores brasileiros carregam sacos rotulados com palavras como “impostos”, “Janja”, “Roubo do INSS” e “IOF”. Do outro, figuras representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão associados a uma barra de ouro com a inscrição “governo”.
A narração do vídeo afirma:
“O governo Lula diz que agora a balança é justa, que estão taxando os ricos. Mas a verdade é que, de um lado, Lula, Haddad, Janja, e, do outro, o povo sendo esmagado com as viagens milionárias de Janja, roubo do INSS, corrupção, IOF é o BBB. Mais um blá-blá-blá do governo Lula, sempre mentindo para você”
.
Essa publicação é uma resposta direta à campanha do PT que promove a “Taxação BBB”, referindo-se a bilionários, bancos e sites de apostas (bets). O vídeo do PT também utiliza a imagem de uma balança, onde trabalhadores carregam sacos com a palavra “imposto”, enquanto figuras de terno e gravata seguram bolsas de dinheiro. Uma mão aparece equilibrando a balança, simbolizando a proposta de justiça fiscal do governo.
A troca de vídeos entre Zema e o PT evidencia o acirramento do debate político sobre a reforma tributária no Brasil, com ambos os lados utilizando recursos visuais e narrativas fortes para defender suas posições.