Internos do Lar dos Idosos são testados para Coronavírus em Fabriciano

O lar abriga atualmente 25 idosos, que estão isolados desde o início da pandemia

Por Plox

29/07/2020 14h07 - Atualizado há mais de 3 anos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, realizou nessa terça-feira, 28, testes rápidos em todos os internos do Lar dos Idosos. Todos testaram NEGATIVO para o novo Coronavírus. Os testes utilizados são os sorológicos, que  usam amostras de sangue, soro ou plasma capazes de detectar anticorpos produzidos pelo próprio organismo do paciente em resposta à infecção pela doença, chamados de IGM e IGG.

O lar abriga atualmente 25 idosos, que estão isolados desde o início da pandemia. “Com os exames, de modo preventivo, nós pretendemos identificar possíveis casos assintomáticos e isolá-los para não transmitirem a doença, além de tratar-se de uma forma de monitoramento dos idosos institucionalizados”, afirma Paulo Luiz Batista, Gerente de Proteção Social Especial.

29 07 2020 ASSISTÊNCIA Todos os residente do Lar dos Idosos testaram negativo para coronavírus (2)Foto: Divulgação PMCF

 

Coronel Fabriciano é pioneira em ações de proteção aos idosos durante a pandemia. Desde Janeiro, a Prefeitura adotou uma série de ações para evitar a exposição dos idosos ao vírus, como vacinação em domicílio, contratação de uma equipe especializada de agentes comunitários de saúde e identificação das residências por meio do selo do idoso, que alerta sobre a presença de um idoso no imóvel.

29 07 2020 ASSISTÊNCIA Todos os residente do Lar dos Idosos testaram negativo para coronavírus (3)Foto: Divulgação PMCF

 

Letícia Godinho, Secretária de Governança de Assistência Social lembra que os idosos compõem a faixa de maior risco de agravamentos por coronavírus. “Nossa preocupação é proteger a população mais vulnerável de ser acometida pela doença, porque geralmente, são pessoas portadoras de comorbidades”.

PROTOCOLO ESPECIAL

Para proteger o Lar dos Idosos, a prefeitura adotou um protocolo especial com os servidores. Foram alteradas as diretrizes de funcionamento e montada uma equipe multidisciplinar de apoio. Todas as visitas e atividades externas foram suspensas, evitando o contato dos idosos com pessoas de fora.

Com apoio da Secretaria de Governança da Saúde, todos os profissionais foram testados. No dia-a-dia, os servidores passam por capacitações rotineiras e recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o trabalho. Os servidores também são orientados e capacitados para lidar com aspectos psicológicos, como o sentimento de isolamento provocado pela pandemia, transmitindo lições de carinho e cuidado.  “É fundamental que não apenas todos os esforços de proteção aos idosos sejam implementados, mas que as pessoas idosas tenham um sentimento de proteção”, afirma Letícia. 

Destaques