Confirmado primeiro óbito por febre maculosa no Vale do Aço

A morte do homem é a quinta confirmada em Minas Gerais

Por Matheus Valadares

29/07/2023 07h51 - Atualizado há quase 2 anos

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizou o boletim de casos e confirmou o óbito de um homem, morador de Ipaba, por febre maculosa. A morte é a primeira consumada no Vale do Aço em decorrência da doença.

A vítima do sexo masculino, tinha 55 anos, era morador da sede do Município e trabalhava em área de manejo florestal”

A nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura do município, que enviou uma nota informando que o caso “estava sob investigação da Secretaria de Estado de Saúde e foi confirmado no último dia 20/07”.

A morte do homem é a quinta confirmada em Minas Gerais. Também foram registrados dois óbitos de duas pessoas do sexo masculino, de 28 e 54 anos, respectivamente, ambos residentes de Manhuaçu-MG, de outras duas pessoas do município de Conselheiro Lafaiete, uma do sexo feminino e uma do sexo masculino, de 25 e 23 anos, respectivamente.

Na tarde dessa quinta-feira (27), a prefeitura de Ipatinga emitiu uma nota informando que há um óbito de um morados do município sendo investigado, conforme a Plox noticiou em primeira mão.

A vítima é um homem de 64 anos, que morava no Centro da cidade. Segundo relato de familiares à Plox, a suspeita é que o idoso tenha sido infectado durante uma pescaria. No dia 11 deste mês, ele e um amigo, foram em uma localidade conhecida como Lagoa Vermelha, em Cordeiro de Minas, distrito de Caratinga, no Cola Metropolitano do Vale do Aço, para pescar.

No dia 18 a vítima começou a sentir os sintomas, no entanto, uma das filhas do homem relatou que família até então estava “perdida” sem saber a causa e “procurando respostas”.

Na última sexta-feira (21), ele foi levado para a UPA da cidade, que o encaminhou imediatamente para Hospital Municipal Eliane Martins, onde foi internado de sábado para domingo.

Devido ao quadro de saúde do senhor, ele foi para a UTI no domingo (23) e induzido ao coma, no entanto, não resistiu e morreu no mesmo dia. Antes do óbito, a família procurou o amigo de José, um homem de 29 anos, que foi com ele na pescaria. O objetivo era saber se o rapaz havia percebido algo diferente no idoso.

Mas para a surpresa das filhas do idoso, o amigo de seu pai também estava na UTI e com os mesmos sintomas. O rapaz também teve seu quadro evoluído para óbito. Nossa reportagem não conseguiu confirmar com autoridades de saúde se a causa morte também foi registrada como febre maculosa.

No mesmo documento, a prefeitura confirmou que o óbito de um homem de 64 anos está sendo investigado pela mesma causa.

Leia a nota da prefeitura de Ipaba na íntegra

“A Prefeitura de Ipaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município registrou um óbito por febre maculosa, ocorrido em 04 de julho de 2023.

O caso estava sob investigação da Secretaria de Estado de Saúde e foi confirmado no último dia 20/07. 

O paciente do sexo masculino, tinha 55 anos, era morador da sede do Município e trabalhava em área de manejo florestal.

A Prefeitura de Ipaba se solidariza com a família e roga a Deus para que conforte os seus corações.

A Prefeitura de Ipaba ainda informa, que a melhor forma de prevenção é evitar frequentar locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, associado ao uso de roupas compridas e claras, além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes”.


 

Destaques