Deputado recorre ao STF para realizar culto em espaço público

Parlamentar solicita aval de Alexandre de Moraes para realizar celebração religiosa na Praça dos Três Poderes

Por Plox

29/07/2025 08h44 - Atualizado há 4 dias

Na tentativa de promover uma celebração religiosa em um dos locais mais emblemáticos do país, o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP-DF) encaminhou, nesta segunda-feira (28), um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), buscando autorização para realizar um culto na Praça dos Três Poderes, em Brasília.


Imagem Foto: Agência Brasil


O parlamentar explicou que realiza cultos pacíficos desde 2023, sempre de maneira ordeira, e agora pretende levar a cerimônia a um espaço simbólico do poder nacional. Em sua petição, anexou imagens de eventos religiosos já realizados anteriormente, como forma de comprovar a natureza do pedido.



De acordo com a solicitação, a proposta é realizar a celebração sem qualquer tipo de estrutura fixa, como palcos ou barracas, e sem a presença de acampamentos ou pernoite. O evento teria cerca de duas horas de duração e não incluiria manifestações políticas ou partidárias.


“Trata-se de um culto religioso pacífico, sem vínculos com atos políticos e respeitando as normas de segurança”, declarou Daniel de Castro

.

Na solicitação, o parlamentar também pediu que, se o STF autorizar a realização dos cultos, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) seja notificada para garantir as condições mínimas de segurança aos participantes.



A informação foi divulgada pela coluna Grande Angular, do portal Metrópoles, e reacende discussões sobre o uso de espaços públicos emblemáticos para manifestações religiosas, mesmo quando desvinculadas de pautas políticas.


Destaques