Exposição 'Dentro Invisível' estreia em Timóteo com arte, memória e reflexão

Teuller Morais apresenta obras que misturam fotografia, objetos e pintura em mostra gratuita que estreia em Timóteo nesta quinta-feira

Por Plox

29/07/2025 09h32 - Atualizado há 4 dias

Nesta quinta-feira (31), às 19h30, a Galeria Olho, em Timóteo, abre suas portas para a nova exposição do artista e fotógrafo Teuller Morais, intitulada “Dentro Invisível”. Com entrada gratuita, o evento marca o resultado de uma jornada artística que começou há dois anos, quando o artista passou a explorar memórias familiares e a criação de imagens por meio de processos que integram técnicas digitais, analógicas e intervenções fotográficas.


Imagem Foto: Divulgação


A exposição, que será realizada na rua 12 de Outubro, número 55, Sala 207, Galeria Reis Magos, no Centro Norte da cidade, traz ao público uma seleção de obras que transitam entre a fotografia, objetos, painéis e pinturas. Com curadoria textual de João Paulo Andrade, audiodescrição de quatro obras feita por Tatiane Bispo e apoio do coletivo Catavento Cultural, a mostra propõe uma imersão nas lembranças da infância, na construção do masculino e na persistência simbólica evocada por elementos como pedras e gestos visuais sutis.


Imagem Foto: Divulgação


“Dentro Invisível” se aprofunda na investigação do artista sobre como o passado pode influenciar as formas de se enxergar o presente. “As composições em técnicas mistas criam sobreposições de tempo e identidades, ressaltando como o olhar para o passado pode transformar nossas relações no presente”, destaca Teuller. Após a abertura da exposição, o artista participará de um bate-papo com o público, no qual irá compartilhar detalhes do processo criativo que levou à construção da mostra.


Imagem Foto: Divulgação


O trabalho apresentado agora é uma continuidade da pesquisa que já havia sido parcialmente revelada em dezembro de 2024, com a mostra “Empilhar enquanto há tempo”. Aquela exposição abordava questões semelhantes de memória e autorrepresentação, funcionando como um primeiro passo para o que agora se consolida em “Dentro Invisível”. Segundo o artista, a atual exposição também nasceu de experiências vividas durante encontros online com o Grupo de Estudos e Produção em Fotografia de São Paulo e com a Bienal Black Brazil Art, de Belo Horizonte. A realização do projeto contou com incentivo da Lei Aldir Blanc (PNAB), por meio de edital promovido pela Prefeitura de Timóteo e Governo Federal.



Desde sua inauguração em outubro de 2023, a Galeria Olho tem se consolidado como um espaço de experimentação artística, funcionando como ateliê aberto e local de intercâmbio entre diferentes expressões culturais. Além de abrigar exposições como as de José Rosário e Rafael Cabral, o espaço também investe em música eletrônica e autoral, com foco na visibilidade do movimento queer no Vale do Aço. Companhias como Gente do Céu e Catavento Cultural também utilizam o local para ensaios, e a galeria ainda oferece oficinas gratuitas de fotografia e sessões de cinema com produções regionais.


\"A exposição é fruto de uma imersão artística iniciada no ano passado, durante encontros online do Grupo de Estudos e Produção em Fotografia de São Paulo e da Bienal Black Brazil Art, de Belo Horizonte\"

, explicou Teuller Morais.


Quem visitar a Galeria Olho nesta quinta-feira terá a oportunidade de mergulhar em um universo de imagens e símbolos que desafiam o olhar e provocam a memória. A exposição é gratuita e aberta a todos os públicos.


Destaques