Golpe: mulher disfarçada de agente de saúde é flagrada colhendo dados e fotografando documentos na casa de idoso

Com crachá falso e aparelho de pressão, suspeita de 29 anos foi presa em Contagem após tentativa de enganar idoso de 71 anos

Por Plox

29/07/2025 13h28 - Atualizado há 4 dias

Uma tentativa de golpe foi frustrada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando uma mulher de 29 anos, se passando por agente de saúde, foi surpreendida no momento em que colhia dados e fotografava documentos de um idoso de 71 anos dentro da casa da vítima.


Imagem Foto: Divulgação / PMMG


O episódio ocorreu na última segunda-feira (28), no bairro Darcy Vargas. Segundo informações da Polícia Militar, a suspeita usava um crachá e levava consigo um aparelho de medir pressão para reforçar o disfarce de profissional da saúde. A entrada dela na residência foi autorizada após o idoso receber uma ligação informando sobre uma suposta visita da Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualização de dados cadastrais.


Imagem Foto: Divulgação / PMMG


No entanto, o golpe não foi adiante. O filho da vítima, Éder Carlos, de 42 anos, que estava em casa no momento, estranhou a abordagem da mulher e resolveu intervir. Ele conta que começou a desconfiar quando a suposta agente fez perguntas sobre a quantidade de pessoas na casa e solicitou informações sobre a mãe dele. Ao exigir a identificação da mulher, percebeu inconsistências, como o nome da equipe mencionada por ela, que não existia na UBS da região.


Ao ligar para a unidade de saúde com o telefone no viva-voz, recebeu a confirmação de que não havia nenhuma visita programada nem profissional com aquele nome. Mesmo diante da suspeita crescente, a mulher permaneceu calma e seguia utilizando o celular, até que a polícia foi chamada.



Com a chegada dos militares, a saída da suspeita foi impedida. Inicialmente, ela apresentou um nome falso, mas acabou confessando a identidade verdadeira durante a abordagem. Natural do Rio de Janeiro, ela carregava uma bolsa com diversos formulários já preenchidos e identificados como \"Questionário para Assistência Familiar\", além de um esfigmomanômetro (aparelho de pressão).


Durante o depoimento, a mulher afirmou que havia conseguido os formulários e o crachá por meio de um aplicativo na internet, onde também encontrou dados de terceiros, como nomes, endereços, telefones e números de documentos. O objetivo, segundo ela, era utilizar as informações colhidas para tentar desbloquear acessos ao INSS e, posteriormente, contrair empréstimos em nome dos aposentados.



A mulher foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia da Polícia Civil, que assumiu as investigações. O filho da vítima fez um alerta à população: “As pessoas devem sempre confirmar a identidade de quem bate à porta dizendo ser da saúde. Se estiver sozinho, é melhor não abrir sem antes avisar alguém ou verificar com a UBS”.



O caso agora está sob investigação para identificar se há outras vítimas ou cúmplices envolvidos na tentativa de golpe.


Destaques