Gustavo Nunes recebe representantes da UFOP para implantação do campus da universidade em Ipatinga

Reunião e visita técnica à área da Suplan marcam novo passo rumo à instalação da universidade no município; previsão de curso é para 2026

Por Plox

29/07/2025 13h10 - Atualizado há 3 dias

A administração municipal de Ipatinga deu mais um importante passo para a chegada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) à cidade. Na última sexta-feira, 25 de julho, o prefeito Gustavo Nunes se reuniu com representantes da universidade para um encontro técnico, que foi seguido de uma visita ao espaço da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre, local previsto para a instalação da sede da instituição no município.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


O encontro teve a presença do prefeito universitário da UFOP, Cláudio Eduardo Lana, e do presidente da Comissão de Implantação do Campus, Paganini Barcellos de Oliveira, além de secretários municipais das áreas de Educação e Saúde, que têm acompanhado de perto as tratativas.


Durante a reunião, foi confirmado que o município iniciará nos próximos dias o processo de desmobilização da área da Suplan, permitindo que a UFOP comece os preparativos para a instalação do campus. Segundo o prefeito, há expectativa de que o primeiro curso comece ainda no primeiro semestre de 2026.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


Cláudio Lana, da UFOP, afirmou que o processo licitatório para os projetos executivos do primeiro prédio do campus está avançado. O edifício será destinado ao curso de Medicina e contará com quatro andares e cerca de 4 mil metros quadrados, incluindo laboratórios adequados à formação dos estudantes. O resultado da licitação está previsto para setembro.


Além do curso de Medicina, a universidade também estuda iniciar suas atividades no município com um curso de graduação em Humanidades ou Ciências Sociais Aplicadas, devido à menor complexidade estrutural exigida. A intenção é que esse curso já esteja em funcionamento no primeiro semestre de 2026.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


Após a reunião, a comitiva da UFOP visitou a área da Suplan, onde será instalado o escritório avançado da instituição e futuramente os primeiros prédios do campus. Ainda como parte da agenda, os representantes conheceram o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro. O espaço foi avaliado como possível local provisório para abrigar o curso inicial da universidade.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


A parceria entre Prefeitura e UFOP é vista como estratégica para o desenvolvimento do Vale do Aço, região que, apesar de sua importância econômica, ainda não conta com um campus de universidade federal.


Destaques