Lula estaria disposto a ligar para Donald Trump, diz jornalista
Apesar da disposição para a conversa, governo brasileiro é pessimista sobre a reversão do tarifaço antes de 1° de agosto
Por Plox
29/07/2025 08h59 - Atualizado há cerca de 1 mês
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou disposição para tentar contatar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a fim de discutir as tarifas anunciadas contra produtos brasileiros. A informação foi revelada pelo jornalista Gerson Camarotti, em seu portal G1, nesta terça-feira (29). Segundo fontes do Palácio do Planalto, Lula não se opõe à ideia de realizar essa ligação, mas deixa claro que ela só ocorrerá se Trump atender pessoalmente à chamada. A sugestão para essa conversa direta surgiu após senadores brasileiros recomendarem essa medida como forma de evitar uma escalada nas tensões comerciais.

Apesar dessa disposição para a conversa, dentro do governo brasileiro, o clima é de pessimismo quanto à possibilidade de reverter as tarifas antes do prazo estabelecido para 1° de agosto, quando as tarifas devem entrar em vigor. De acordo com fontes governamentais, a Casa Branca só deverá abrir uma negociação após essa data, com o objetivo de aumentar seu poder de barganha sobre o Brasil.
Além disso, os canais de negociação com o governo dos Estados Unidos estão praticamente fechados. O Planalto fez diversas tentativas de contato com setores chave do governo americano, como o Departamento de Comércio e o Tesouro, mas a comunicação direta com o núcleo político da Casa Branca tem se mostrado difícil.
Outro ponto de desconforto citado por integrantes do governo brasileiro é o impacto do sistema de pagamento instantâneo brasileiro, o Pix, sobre a rentabilidade das empresas americanas, principalmente operadoras financeiras. Esse fator também contribui para a distância nas relações comerciais entre os dois países, segundo fontes ouvidas por Camarotti.