Projeto Ajudôu celebra 30 anos e espera renovação de parceria com a Prefeitura em Timóteo

Projeto social que transforma vidas na cidade segue com aulas de judô suspensas há 8 meses enquanto aguarda apoio municipal

Por Plox

29/07/2025 15h13 - Atualizado há 3 dias

O Ajudôu, um dos projetos sociais mais reconhecidos em Timóteo, está comemorando 30 anos de atividades, mas ainda aguarda a renovação da parceria com a Prefeitura para retomar suas aulas de judô, que estão suspensas há 8 meses. Fundado pelo judoca Júlio César Lana Jaques, o projeto nasceu em Timóteo com o objetivo de promover inclusão social por meio do esporte, e desde então transformou a vida de milhares de crianças e adolescentes da cidade.


Imagem Foto: Divulgação


Inicialmente com aulas de judô na APAE e na FUMIC, o Ajudôu foi ampliando sua atuação ao longo dos anos, oferecendo atividades gratuitas para cerca de 630 alunos em escolas públicas de Timóteo. O projeto mantinha núcleos nas seguintes instituições:


- E.M. Angelina Alves de Carvalho (Bairro Ana Moura)

- E.M. Clarindo Carlos Miranda (Bairro Alegre)

- E.M. Professora Haydée de Souza Abreu (Bairro Macuco)

- E.M. José Moreira Bowen (Bairro Cachoeira do Vale)

- E.M. João Bolinha (Bairro Novo Tempo)

- E.M. Angelina Alves de Carvalho (Bairro Bela Visita)

- Adevita (Associação de Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos - Bairro João XXIII)


Imagem Foto: Divulgação


No entanto, em 2025, a parceria com a Prefeitura não foi renovada e as aulas de judô estão suspensas. A equipe do Ajudôu segue em contato com a administração municipal, aguardando a retomada do convênio. Apesar da interrupção das atividades de judô, o projeto segue ativo na cidade com 300 alunos em modalidades como futebol de campo e handebol, graças ao apoio de empresas parceiras.


Júlio César Lana Jaques, fundador do Ajudôu, reafirma o compromisso do projeto com a cidade: “O Ajudôu nasceu aqui, cresceu aqui e vai continuar trabalhando para estar presente. Estamos aguardando a definição da Prefeitura, acreditando que essa parceria será retomada em breve.”


O Ajudôu permanece mobilizado para garantir a continuidade de suas atividades, que ao longo de três décadas têm promovido cidadania e transformado vidas. Para a equipe, o mais importante é que as crianças e suas famílias voltem a ser atendidas, com qualidade, respeito e constância no atendimento.


Destaques