Sebrae Minas abre inscrições para o Empretec em Ipatinga

Seminário focado em habilidades empreendedoras será realizado entre 18 e 23 de agosto; inscrições abertas até 11/8

Por Plox

29/07/2025 15h48 - Atualizado há 4 dias

Minas Gerais segue se destacando pela alta taxa de abertura de novas empresas, com 58.399 novos empreendimentos registrados no primeiro semestre de 2025, um aumento de 21,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para que os empresários locais permaneçam competitivos e fortes em um mercado cada vez mais dinâmico, o Sebrae Minas está com inscrições abertas para o seminário Empretec, em Ipatinga.


O Empretec será realizado entre os dias 18 e 23 de agosto, na Agência de Atendimento do Sebrae Minas, localizada no bairro Cidade Nobre. O programa tem foco no desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais para empreendedores, conhecidas como “soft skills”, e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de agosto pelo site: empretec.sebraemg.com.br.


Imagem Foto: Divulgação


Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é aplicado com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. A metodologia do programa se baseia no desenvolvimento de dez habilidades empreendedoras: iniciativa e busca de oportunidades; persistência; correr riscos calculados; busca por qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.


Durante seis dias de imersão, com 60 horas de atividades práticas, os participantes enfrentarão desafios que simulam a rotina de uma empresa, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma planejada e eficiente. Segundo Anderson Pimentel, analista do Sebrae Minas, o Empretec é uma jornada de transformação pessoal. “Não é um programa para aprender sobre gestão, mas para rever a postura e atitudes diante dos desafios e oportunidades. Muitos participantes relatam mudanças significativas na forma como tomam decisões e enxergam o mercado”, afirmou.


Os resultados do Empretec são expressivos. Dados do Sebrae indicam que 96,2% dos empresários que participaram do programa aplicaram os conhecimentos adquiridos em seus negócios. Cerca de 67% aumentaram o faturamento e 75% ampliaram a renda mensal. Além disso, a taxa de mortalidade das empresas que passaram pelo treinamento é de apenas 7%, enquanto a média nacional é de 46%. O Empretec, portanto, tem se mostrado um programa eficaz para o fortalecimento do empreendedorismo local e regional.


Destaques