STF monta esquema especial de segurança durante motociata com Bolsonaro
Praça dos Três Poderes é cercada e policiamento é reforçado diante de manifestação liderada pelo ex-presidente em Brasília
Por Plox
29/07/2025 13h46 - Atualizado há 4 dias
Uma operação especial de segurança foi colocada em prática na tarde desta terça-feira (29), em Brasília, com foco nos arredores da Praça dos Três Poderes. A medida foi motivada pela realização de uma motociata que conta com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, organizada pelo Partido Liberal (PL).

A concentração dos participantes começou às 15h, na área externa do Brasília Capital Moto Week, na região da Granja do Torto. O trajeto estabelecido segue pelo Eixo Norte até a Rodoviária, retornando à Granja do Torto após contornar o Eixão Norte. Em razão do percurso, o tráfego na N1, S1 e na alça Leste, a partir do Museu da República, será temporariamente interrompido.
Apesar de não haver previsão de que os motociclistas passem diretamente em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), que fica na Praça dos Três Poderes, o local permanece com vigilância reforçada. A segurança está sendo feita por equipes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com apoio de policiais judiciais. O objetivo, segundo as autoridades, é manter uma
\"abordagem equilibrada\" para garantir que os limites constitucionais sejam respeitados
.
Desde o último sábado (26), o entorno da Praça dos Três Poderes foi isolado com grades. A medida foi adotada após a instalação de um acampamento de deputados que protestam contra sanções impostas a Bolsonaro, como o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, do STF, a decisão de cercar a praça foi tomada para prevenir novas invasões, como as registradas em 8 de janeiro, quando prédios públicos foram invadidos e depredados.
Bolsonaro participa do evento mesmo sob cumprimento de medidas cautelares. Ele está sujeito a recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 6h nos dias úteis, e deve permanecer em casa durante todo o fim de semana, conforme determinação do Supremo.