Vídeo: motoristas trafegam na contramão por falha de sinalização em trevo da BR-381 em Caeté
Falta de sinalização no acesso de Caeté provoca acidentes e revolta motoristas
Por Plox
29/07/2025 09h50 - Atualizado há 4 dias
Um cenário perigoso tem se repetido na BR-381, mais precisamente no trecho que dá acesso ao município de Caeté, em Minas Gerais. O que era para ser uma via de conexão segura se tornou ponto de riscos constantes para os motoristas que passam por ali diariamente.
O local, mal iluminado, com muretas desalinhadas e quase nenhuma sinalização visível, tem confundido condutores, que acabam acessando a pista na contramão. Situações como essa vêm sendo registradas com frequência nos últimos dias, inclusive com acidentes. Um dos casos mais preocupantes envolveu uma viatura da Polícia Civil.
Um vídeo recente, divulgado nesta terça-feira (29) nas redes sociais, mostra o momento exato em que carretas seguem no sentido Itabira trafegando na contramão. As imagens foram captadas por uma câmera de segurança acoplada em um veículo.
Motoristas relatam que o perigo é diário. Vitor Martins, de 38 anos, que trabalha no transporte de pacientes em veículos do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), contou que a situação já o forçou a manobras arriscadas:
"Já tive que desviar várias vezes para evitar uma tragédia. É um risco constante e ninguém sabe a quem cobrar",desabafou.

O impasse sobre quem deve resolver o problema agrava ainda mais a insegurança. De um lado, o trecho entre Caeté e Belo Horizonte está sob a administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Do outro, a concessionária Nova 381 é responsável pela parte que segue em direção a Governador Valadares.
Motoristas exigem ações urgentes para resolver a situação. A principal reivindicação é a instalação de sinalização adequada e medidas que impeçam o acesso indevido à pista contrária, visando evitar que novos acidentes graves aconteçam.
A revolta cresce a cada dia, enquanto condutores continuam expostos a perigos iminentes no que deveria ser um acesso seguro.