PF aponta promoção sem experiência mínima e omissão de panes em voo da Voepass
Relatório final sobre a queda do voo 2283, em Vinhedo (SP), cita relatos de pressão para não registrar falhas técnicas; acidente matou 62 pessoas.
Uma investigação conduzida por forças de segurança de São Paulo e Mato Grosso apura um possível desvio superior a R$ 21 milhões em um esquema de fraude fiscal e estelionato que teria envolvido operações do setor de algodão em Álvares Machado, no interior paulista. As informações foram divulgadas pelo delegado Hércules Batista Gonçalves, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (Gaeco-MT), em reportagem do G1.
Polícias de SP e MT investigam esquema milionário de fraude fiscal e estelionato
Foto: 8º Baep/Reprodução
De acordo com a apuração divulgada, o caso envolve um funcionário de uma empresa instalada em Álvares Machado, filial de uma organização sediada em Mato Grosso. As vítimas do suposto golpe vivem naquele estado.
A suspeita é de que empregados com acesso ao certificado digital de um produtor rural tenham realizado cessões de crédito sem autorização do titular. Esse tipo de operação permite transferir a outra pessoa ou empresa o direito de receber um pagamento futuro.
Segundo o delegado ouvido pelo G1, os documentos teriam sido usados para negociar valores relacionados à venda de algodão, causando prejuízo já identificado de mais de R$ 21 milhões. A investigação aponta que o responsável pela unidade em Álvares Machado teria atuado com outro funcionário, que trabalhava como vendedor em Mato Grosso.
Em ação conjunta realizada na última semana, policiais de Presidente Prudente e de Mato Grosso cumpriram mandados de busca e apreensão em Presidente Prudente e Álvares Machado. Conforme a Polícia Militar, foram recolhidos documentos ligados ao controle logístico do algodão, papéis referentes às cessões de crédito e um telefone celular.
Os materiais passarão por análise para auxiliar na identificação de possíveis outros envolvidos e de eventuais novos prejuízos. Até a última atualização divulgada pelas autoridades, não havia prisões relacionadas ao caso. A apuração segue em andamento.