Primeira morte por sarampo em SP deixa mineiros em alerta
Em Minas, há 8,9 milhões de cidadãos que não tomaram as duas doses da vacina
Por Plox
29/08/2019 11h46 - Atualizado há cerca de 5 anos
A primeira morte por sarampo no país em 2019, de um homem de 42 anos, foi confirmada na última terça-feira, 27 de agosto. O caso ocorreu em São Paulo e a vítima além de não possuir registro de vacinas, tinha uma condição que o deixava vulnerável a infecções. A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou que a morte foi em decorrência do sarampo, e que há 1637 casos na capital.
De casos confirmados da doença em todo o país, a contabilidade chega a 2331 nos últimos 90 dias. Já em Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, há 8,9 milhões de cidadãos que não tomaram as duas doses da vacina. Há quatro casos confirmados desde o começo deste ano no estado, contando 221 casos suspeitos. O total de 162 tiveram a possibilidade da doença descartada, sendo que estão em avaliação pelo menos 55.
Morte por sarampo deixa pessoas em alerta- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com a confirmação da morte em São Paulo, diversas pessoas estão procurando pelos postos de saúde para colocar a vacina está em dia, pois, de acordo com Lúcia Paixão, diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte, a administração da capital estava de prontidão, pois, “desde que foi confirmada a transmissão ativa do vírus em São Paulo e no Rio de Janeiro, pois são estados vizinhos e com um trânsito muito grande de pessoas com Minas”.
Pessoas que não estiverem com a vacina em dia ou que desconhecem sua situação vacinal serão imunizadas, conforme a diretora. A vacina está disponível gratuitamente durante todo o ano inteiro nos postos de saúde, até mesmo para a população adulta. A dose triviral chega a até R$ 120 em BH nas redes privadas.
Atualizada às 14h47