Unileste promove lançamento de Laboratório de Inovação e Soluções

29/08/2019 16:18

Publicidade

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizou, na noite de ontem (28), o lançamento do Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB) no Espaço Cinquentenário do campus de Coronel Fabriciano. O evento contou com a presença de autoridades políticas e religiosas, lideranças empresariais e institucionais, imprensa e colaboradores da instituição.

A iniciativa é um laboratório de estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções de problemas nos campos da gestão, produção e prestação de serviços para empresas e organizações da sociedade do Vale do Aço. O objetivo do projeto é se caracterizar como um espaço de aproximação entre a academia e o mundo do trabalho, possibilitando aos estudantes a aprendizagem a partir de demandas e necessidades reais das empresas e organizações.

Foto: Marcelo Augusto / PLOX20190828 184803

O UNILAB foi apresentado ao público pelo reitor, Dr. Genésio Zeferino, e pelo pró-reitor acadêmico, Dr. Marcelo Vieira Corrêa. De acordo com o reitor, o evento lançamento foi de suma importância para dar o pontapé inicial na iniciativa e também por simbolizar o contato direto entre instituição e representantes de empresas, organizações e governos.

“Esse encontro teve uma aceitação muito boa da comunidade, tanto pelo número de participantes que compareceram quanto também pela reação de cada um durante a apresentação, se interessando pelo UNILAB. O projeto encontrou eco na sociedade da RMVA, o que mostra que efetivamente nós oferecemos uma proposta que veio de encontro a uma necessidade das empresas do Vale do Aço”, afirma Genésio.

Foto: Marcelo Augusto / PLOXhdhdh

A programação do lançamento também contou com o “Painel de Sucessos”, com a participação do gerente do Centro de Pesquisas da Aperam South America e docente do Unileste, Dr. Tarcísio Reis de Oliveira, que apresentou a parceria entre a produtora de aço e o Centro Universitário no fomento à pesquisa e na busca de soluções inovadoras para a indústria. Finalizando o painel, o gerente regional do Sebrae, Fabrício César Fernandes, comentou sobre a consultoria tecnológica já prestada pelo Unileste no programa SebraeTec.

Sobre o UNILAB, Fabrício considera que por se tratar de um laboratório hands-on, o projeto irá fortalecer a parceria entre o setor acadêmico e setor privado, oferecendo aos estudantes o acesso à demandas reais de necessidades que o empresário convive todos os dias. “O Laboratório permitirá que a formação dos alunos seja mais alinhada com o mercado de trabalho. A partir disso, podem surgir varias oportunidades: para o empresário, que receberá uma proposta de solução do problema apresentado; para o aluno, que terá acesso à demandas reais e para o Unileste, que cumpre o seu papel enquanto instituição de ensino referência na região”, complementa.

Foto: Divulgação UnilesteLançamento-do-UNILAB Divulgação-Unileste-(2)

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, também esteve presente no evento e teceu elogios à ação que, segundo ele, procura solucionar o distanciamento entre a academia e o mundo real de indústrias e empresas. “Quando você traz um aluno para conhecer as dores das empresas e ele pode participar encontrando soluções para esses problemas, ele se aproxima dessa realidade. Por sua vez, a empresa passará a ter um estudante com conhecimento de suas necessidades e com uma possibilidade de empregabilidade muito maior”, ressalta.

O UNILAB

Os interessados em cadastrar situações-problema no UNILAB podem inscrever demandas no site www.unileste.edu.br/unilab, registrando-a em nome de uma pessoa jurídica, podendo ser de qualquer natureza (ONGs, governos ou empresas) dos segmentos da indústria, do comércio e de serviços. A partir do cadastro, a comissão responsável pelo projeto irá avaliar a demanda, selecioná-la e em seguida definir a equipe de atuação composta por professores, pesquisadores, universitários e demais profissionais.

Após a assinatura do termo de aceite de cooperação técnica, a empresa/órgão demandante e a equipe UNILAB designada irão atuar juntos no desenvolvimento do projeto por meio de consecutivas reuniões até a devolutiva ao demandante. A proposta da iniciativa é a utilização de metodologia colaborativa, dialógica e de corresponsabilidade no desenvolvimento das soluções necessárias.

Para o estudante do curso de Engenharia Mecânica do Unileste, Matheus Miranda, os profissionais atuais devem estar alinhados às constantes evoluções relacionadas à modernização e às novas tecnologias. “O profissional de hoje e do futuro não irá se destacar apenas por reter uma extensa gama de conhecimento e sim por ter uma flexibilidade em caminhar em diversas áreas e ter habilidades necessárias para atender as necessidades do mercado”.

Segundo ele, a instituição se destaca por meio da utilização de metodologias educacionais que coloca o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado, como é o caso do UNILAB. “Com o Laboratório, o aluno vai ser levado a criar estratégias para resolução de problemas, para lidar com a incerteza e as adversidades de projetos reais. Assim, desenvolvemos competências que são de suma importância como a ampliação do pensamento crítico, resolução de problemas, liderança, a consciência social e a flexibilidade para lidar com pessoas diferentes”. 



Publicidade