Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Projeto autoriza a transferência de titularidade de passagens aéreas

O prazo para troca de titularidade da passagem seria de 72h antes da viagem

29/08/2022 às 18:16 por Redação Plox

Um projeto em discussão no Senado altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 1986) para permitir que um comprador de passagem aérea possa transferir a titularidade do bilhete até 72 horas antes da data da viagem. Apresentado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o PL 2.175/2022 ainda não tem relator designado.

A proposta determina também que as informações pessoais registradas no sistema da empresa no ato da compra do bilhete de passagem sejam alteradas para fazer constar os dados pessoais do passageiro.

No texto, o senador destaca a necessidade de criar uma legislação que faça frente às políticas específicas de cancelamento de cada companhia aérea, pois, apesar da promessa de reembolso total ou parcial da passagem, a maioria dos casos resulta em prejuízo para o passageiro, que perde o dinheiro gasto na compra do bilhete. Tais políticas se baseiam na Resolução 138/2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que proíbe a transferência de passagem aérea por ser considerada pessoal e intransferível.

Foto: Divulgação

 

Mecias ressalta que a resolução da Anac é um ato administrativo, norma infralegal, que não pode prevalecer sobre o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990).

Para o senador, os motivos de segurança alegados pela Anac e pelas companhias aéreas para proibir a troca do nome do passageiro podem ser resolvidos durante o check-in e o embarque no aeroporto.

“Penso que a proposta de alterar a regra de troca de bilhete de passagem é possível de ser operacionalizada pelas empresas aéreas sem que isso afete as normas de segurança do voo. O fato é que, hoje, só as empresas aéreas saem ganhando, prejudicando o necessário equilíbrio que deve existir na relação de consumo para evitar os abusos. Esse é certamente um dos motivos pelos quais as companhias aéreas estão entre as campeãs de reclamações no Procon por frequentemente desrespeitarem os direitos dos consumidores”, afirma o parlamentar.

Mecias de Jesus é autor do projeto/Foto: Agência Senado

Compartilhar a notícia

para você
chá
SAúDE

Conheça cinco benefícios do chá verde que você não sabia

Além de proporcionar um leve gosto umami, o chá verde possui efeitos terapêuticos diversos para a saúde

 Yasmin Brunet foi ao confessionário após o Paredão  Reprodução | Globo
FAMOSOS

Yasmin Brunet cogita deixar o BBB após Paredão, mas faz pedido surpreendente

Em desabafo no confessionário, modelo surpreende com pedido inusitado a Boninho

Pix ganha botão digital para contestar golpes e fraudes
ECONOMIA

Pix ganha botão digital para contestar golpes e fraudes

Recurso começa a valer nesta quarta-feira (1º) e promete agilizar devoluções em casos de crime

Suspeito de homicídio é preso após operação em Timóteo
POLíCIA

Suspeito de homicídio é preso após operação em Timóteo

Militares capturam homem ligado à 'Gangue do B13' e apreendem drogas e dinheiro na casa de coautor foragido